Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estação Espacial Internacional faz manobra para se afastar de satélite

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Março de 2023 às 14h57

Link copiado!

Oleg Novitskiy/Roscosmos
Oleg Novitskiy/Roscosmos

A Estação Espacial Internacional (ISS) precisou desviar de um satélite da Satellogic para evitar uma aproximação perigosa nesta segunda-feira (6). Segundo uma publicação da NASA, o ajuste orbital foi realizado com o acionamento dos propulsores da nave cargueira Progress MS-22, acoplada à ISS.

A nave acionou seus propulsores por pouco mais de seis minutos, ampliando a órbita da estação para ela sair da rota do satélite. Segundo a Roscosmos, a manobra durou 475 segundos, e alterou a velocidade da ISS em 0,7 m/s. Quando faltavam cerca de 20 minutos para a execução do procedimento, os controladores da estação receberam uma atualização que apontava que o satélite não ofereceria riscos, mas, como os propulsores da nave já estavam prontos, decidiram seguir com o procedimento.

Continua após a publicidade

Um representante da empresa afirmou que, na terça-feira (7), a empresa recebeu uma mensagem dos dados da conjunção, enviada pelo 18º Esquadrão de Defesa Espacial dos Estados Unidos, e que não a NASA não entrou em contato sobre o ocorrido.

Segundo Sandra Jones, representante da agência espacial, este procedimento é comum. “A NASA não se comunica com os donos dos satélites ou de detritos espaciais sobre manobras de seus objetos, porque a responsabilidade da NASA é garantir que a ISS fique a uma distância segura de conjunções sempre que possível”, explicou.

Apesar de Jones não ter identificado o satélite, alguns especialistas afirmam se tratar do NewSat-17, um dos 10 satélites que a Satellogic lançou ao espaço em 2020. “A constelação da Satellogic é uma das constelações de observação da Terra com vários satélites entrando no regime de altitude da ISS”, disse Jonathan McDowell, astrofísico da Universidade de Harvard, em uma publicação no Twitter. “Em magenta, o NuSat-17, que foi a causa da manobra de desvio da ISS”.

Continua após a publicidade

A Satellogic afirmou que acompanha rotineiramente as mensagens de dados de conjunção e, dependendo da probabilidade de uma colisão acontecer, eles realizam manobras por conta ou entram em contato com a operadora do outro satélite para reduzir os riscos do impacto.

A NASA afirmou que a manobra não irá afetar as operações de chegada e partida de naves à ISS. Esta não é a primeira vez que a estação precisa desviar de objetos em órbita: no ano passado, por exemplo, o laboratório orbital precisou de diferentes manobras para desviar de lixo espacial da Rússia, vindo dos fragmentos de um satélite destruído pelo país.

Fonte: NASA, SpaceNews