Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Equipe vai a vulcão e escala geleira em traje espacial simulando missão em Marte

Por| 02 de Setembro de 2019 às 11h56

Link copiado!

Dave Hodge/Unexplored Media
Dave Hodge/Unexplored Media

Embora alguns astronautas não sejam muito favoráveis à ideia de enviar humanos a Marte, muitos pesquisadores ao redor do mundo estão se preparando para o dia em que isso se tornará uma realidade. Entre eles, há uma equipe que viajou até um vulcão, situado em regiões remotas da Islândia, para testar suas habilidades em um protótipo de traje espacial.

Liderada pela Agência Espacial da Islândia (ISA), a equipe foi até o vulcão Grímsvötn, que fica na calota de gelo Vatnajökull, para para testar o traje MS1 Mars. É que as condições climáticas adversas e o terreno instável do vulcão parecem servir muito bem para simular as regiões polares marcianas. Então, é um lugar propício para testar a capacidade humana em uma eventual visita ao Planeta Vermelho.

No entanto, o traje, projetado por Michael Lye, coordenador da NASA na Rhode Island School of Design, não foi desenvolvido para ser usado em Marte. De acordo com Lye, ele deve ser usado aqui na Terra mesmo, “onde as pessoas estão fazendo estudos análogos para ver como seria se você colocasse pessoas na superfície de Marte". Então, ele serve mais para simular um passeio na superfície hostil do planeta alienígena.

Continua após a publicidade

Na verdade, ele foi baseado no protótipo do traje espacial Z-2 da NASA, lançado em 2014, esse sim projetado para andar na superfície de Marte. Mas, enquanto o Z-2 pesa cerca de 65 kg, o MS1 pesa apenas 23 kg - que é aproximadamente o peso que o Z-2 teria na gravidade marciana.

Todos os sete membros da equipe tiveram a chance de entrar no traje e testá-lo na paisagem congelada de Vatnajökull, uma missão que durou do dia 26 de julho a 5 de agosto. A idéia é que qualquer coisa que o astronauta faria em Marte seja possível fazer dentro desse traje, o que inclui escalar montanhas, por exemplo. Foi esse o caso de Helga Kristin, uma geóloga islandesa que testou o traje enquanto escalava uma geleira.

O grupo passou por alguns eventos climáticos e várias falhas técnicas, mas no geral a missão foi considerada um sucesso. Os dados que eles coletaram fornecerão informações importantes para o futuro do design de trajes espaciais que podem ser usados para treinar astronautas na Terra.

Continua após a publicidade

Em particular, os pesquisadores destacaram que o traje é adaptável, de modo que várias pessoas com diferentes constituições físicas podem usá-lo sem dificuldades com o tamanho e formato. Isso é especialmente importante para impedir que problemas com formatos de trajes impeçam novamente a inclusão de mulheres em atividades espaciais que dependam de trajes de uso externo. No início desse ano, por exemplo, a primeira caminhada espacial 100% feminina foi cancelada porque na ISS não havia mais de um traje espacial com dimensões ideais para os corpos das astronautas.

Devem ocorrer novas pesquisas nas regiões congeladas da Islândia no futuro, e isso deverá revelar como os astronautas podem treinar para identificar sinais da vida marciana e usar energia geotérmica. "Para explorar seriamente o potencial da habitação humana a longo prazo na Lua, Marte ou além, é essencial iniciar a jornada realizando pesquisas de campo e operações conceituais entre o conjunto diversificado de análogos terrestres que existem aqui na Islândia", disse Daniel Leeb, diretor de missão da Agência Espacial da Islândia.

Fonte: Space.com, Big Wolrd Tale