Empresário que foi ao espaço com William Shatner morre em acidente de avião
Por Daniele Cavalcante • Editado por Patricia Gnipper |

Um dos companheiros de Willian Shatner no voo turístico da Blue Origin, Glen de Vries, morreu aos 49 anos em um acidente de avião na última semana. Ele estava a bordo de um monomotor que caiu em uma floresta de Nova Jersey, nos Estados Unidos.
- Qual a diferença entre um voo suborbital e um orbital? Ambos são espaciais?
- Blue Origin quer lançar mais 2 voos tripulados neste ano após sucesso com Bezos
- Tom Hanks recusa convite de Bezos para viajar ao espaço — e ainda tira um sarro
O avião Cessna 172 caiu em uma área arborizada de um parque estadual, cerca de 40 minutos antes do pôr-do-sol, de acordo com a Federal Aviation Administration (FAA), que investiga o acidente. O instrutor de voo, Thomas Fischer, de 54 anos, também não resistiu. Maria Njoku, porta-voz da FAA, disse que um relatório preliminar sobre o motivo da queda do avião será divulgado em aproximadamente uma semana, mas o relatório inicial confirma que a aeronave foi destruída no acidente, ocorrido "em circunstâncias desconhecidas".
De Vries começou seu treinamento de piloto privado com Fischer em fevereiro de 2016, de acordo com o site da Fischer Aviation. Ele comprou seu próprio Diamond monomotor em 2020 e tinha um crachá de Pilot Proficiency, emitido pela FAA. O crachá é concedido a pilotos que mantêm a proficiência em noções básicas de voo, para ajudar a mitigar acidentes devido a erro humano.
De Vries também foi co-fundador da Medidata Solutions, uma empresa de tecnologia lançada em 1999, atualmente considerada uma das plataformas de pesquisa clínica mais usadas do mundo, de acordo com o perfil do empresário e turista espacial publicado pela Blue Origin, antes de sua viagem ao espaço.
O fundador e CEO da Blue Orign, Jeff Bezos, publicou seus pêsames no Twitter, afirmando estar "de coração partido". Ele mencionou ainda que De Vries era “cheio de vida” e fazia todos rirem.
Fonte: New Jersey Herald, BBC