Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Empresa começa a testar transmissão ao vivo e em 4K diretamente do espaço

Por| 31 de Maio de 2019 às 15h48

Link copiado!

Sen
Sen

A Sen (Space Exploration Network), do empresário britânico Charles Black, foi fundada em 2014 com a proposta de "democratizar o espaço". Parte dessa proposta é criar uma plataforma de streaming de vídeos com resolução 4K diretamente do espaço, mostrando a Terra e seus arredores ao vivo para bilhões de pessoas do mundo. Agora, a empresa liberou um vídeo de demonstração de o que poderemos ver em tal streaming no futuro.

Para criar tal plataforma, a empresa precisará lançar uma constelação de pequenos satélites que fornecerão imagens em tempo real na órbita baixa da Terra. A empresa, por enquanto, está contando com um satélite recém-lançado para começar a coletar as imagens (que renderam o vídeo de demonstração), lançado pela empresa russa Energia. O sistema proprietário da Sen chamado Sen Video Unit opera as seis câmeras presentes, processando as imagens obtidas.

Essas seis câmeras são capazes também de fornecer imagens da própria nave, mostrando-as de diferentes ângulos, além de capturar imagens da Terra com o sensor grande angular. No vídeo de demonstração, podemos ver justamente isso: partes do satélite e a Terra ao fundo.

Continua após a publicidade

O teste da Sen não somente mostra que sua tecnologia está funcionando devidamente, como também demonstra o impacto emocional que a plataforma de streaming tem o potencial de causar. "Imagine assistir a um incêndio ou a um furacão em tempo real, ou testemunhar pessoas retornando à Lua. Essas qualidades tornam o vídeo em tempo real perspicaz, educacional e inspirador", diz Black.

A Sen espera fazer parcerias lucrativas com a indústria espacial atual para lançar mais satélites de transmissão para que sua plataforma de streaming se torne uma realidade. Enquanto isso, a russa Energia planeja usar a plataforma da Sen em futuras naves espaciais que, atualmente, ainda estão em desenvolvimento. Já pensou acompanhar, ao vivo e em cores, a trajetória de naves espaciais explorando outras partes do Sistema Solar? Pois é exatamente isso o que poderá acontecer caso a plataforma da Sen se mostre um sucesso.

Fonte: Sen, Universe Today