Publicidade

Eclipse lunar: como Colombo usou a Lua de Sangue para salvar sua tripulação

Por  | 

Compartilhe:
Matteo Grassi/Unsplash
Matteo Grassi/Unsplash

Um eclipse lunar total vai acontecer na noite de quinta (13) para sexta (14), proporcionando para observadores no Brasil e em outros países uma bela visão da chamada Lua de Sangue. Há mais de 500 anos, um fenômeno semelhante salvou Cristóvão Colombo e sua tripulação. 

“O eclipse de 1504 está bem documentado como tendo sido usado por Colombo, que sabia da previsão do eclipse, para convencer as os povos originários da Jamaica a ajudar sua tripulação”, escreveu Patrick Hartigan, professor de física e astronomia da Rice University, em um artigo publicado pela Sociedade Astronômica Americana.

Para entender melhor, voltemos a 1504. Naquele ano, Colombo havia chegado à Jamaica naquela que foi sua quarta viagem transatlântica, e as condições não eram as melhores: após mais de um ano de viagem, ele perdeu dois barcos, e os outros dois estavam tão danificados que não podiam continuar. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Inicialmente, os povos originários Arawak foram receptivos com os viajantes; enquanto Colombo e sua tripulação esperava ajuda, eles trocaram alguns dos seus pertences por alimento com os nativos. Meses se passaram e, sem sinal de resgate a caminho, a relação entre eles começou a ter problemas. 

Mas Colombo tinha uma carta na manga. Segundo informações do jornal The Guardian, o explorador consultou seus registros astronômicos e descobriu que um eclipse lunar total iria acontecer em 1º de março daquele ano. 

Durante o fenômeno, a Terra fica entre o Sol e a Lua e projeta sua sombra em nosso satélite natural. Quando a Lua passa pela umbra, a parte mais escura da sombra da Terra, ela fica temporariamente avermelhada. 

Com isso em mente, Colombo chamou os chefes da ilha e os alertou: Deus estava zangado com eles por não terem trazido mais alimento, e iria mostrar sua fúria com sinais no céu. Quando o eclipse começou e trouxe a “Lua de Sangue ao céu, os Arawak se assustaram e logo levaram alimentos a Colombo. 

Já o eclipse desta semana vai ocorrer 521 anos após o episódio envolvendo Colombo, sua tripulação e os Arawak. Isso significa que a Lua vai seguir uma trajetória quase igual pela sombra da Terra em meio às mesmas estrelas no céu. 

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular