Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

E se uma tempestade solar ocorrer enquanto astronautas vão à Lua?

Por| Editado por Luciana Zaramela | 23 de Maio de 2024 às 06h00

Link copiado!

NASA
NASA

A NASA está se preparando para levar novos astronautas à superfície da Lua por meio do programa Artemis. Isso significa que, durante a viagem ao nosso satélite natural e após a chegada lá, não vão poder contar com o campo magnético terrestre, uma espécie de escudo contra as partículas do Sol. Mas e se uma tempestade solar acontecer?

A resposta desta pergunta não é fácil, e por isso, o Centro de Previsão do Tempo Espacial (SWPC) da Administração Nacional Oceânica e Atmosférica está trabalhando com especialistas da NASA em radiação espacial para descobrir como proteger os astronautas. 

A ideia é que eles ajudem a melhorar a proteção para as futuras expedições à Lua. Em 2022, a agência espacial lançou a cápsula Orion sem tripulação rumo à órbita lunar durante a missão Artemis I; já em 2025, é o momento de lançar a Artemis II, a primeira missão tripulada do programa.  

Continua após a publicidade

"Estamos bem preparados para essa próxima missão Artemis, para fazer o melhor trabalho de previsão, aviso e alerta aos astronautas [quando eventos solares representarem riscos para a saúde humana]", disse Shawn Dahl, coordenador de serviços da SWPC. 

Por outro lado, Ian Cohen, cientista-chefe adjunto para exploração espacial do Laboratório de Física Aplicada Johns Hopkins, observa que a maioria das espaçonaves criadas para a exploração tripulada — incluindo as do programa Artemis — foram desenhadas para proteger os astronautas da maior parte dos riscos da radiação. 

Proteção contra as tempestades solares 

"Há também protocolos na NASA para monitorar e responder a esses eventos, e áreas especificamente projetadas da espaçonave onde os astronautas podem se abrigar para enfrentar o perigo", acrescentou ele.

O cenário mais perigoso seria aquele em que as partículas de uma explosão no Sol alcançam os astronautas bem no momento em que estiverem fora dos seus veículos e sem a proteção que oferecem. "Nesse caso, a NASA monitoraria o evento e provavelmente alteraria os planos da missão — possivelmente cancelando a [atividade extraveicular] — para proteger os astronautas”, sugeriu Cohen. 

E como é a preparação caso aconteça uma tempestade solar forte o suficiente para colocar os astronautas em risco? Segundo ele, alguns dos recursos de previsão do clima espacial são modelagens aprimoradas, dados de maior qualidade que mostram o tipo e níveis das partículas lançadas pelo Sol, tecnologias de comunicação melhores para alertar sobre eventos preocupantes, entre outros. 

Fonte: SpaceNews