Dois exoplanetas são descobertos orbitando a anã vermelha TOI-1266

Por| 20 de Outubro de 2020 às 11h43

NASA, ESA, G. Bacon

O observatório SAINT-EX, liderado por cientistas da Universidade de Berna e Universidade de Genebra, ambas na Suíça, detectou dois exoplanetas orbitando a estrela TOI-1266, que se encontra a cerca de 120 anos-luz de nós. Essa descoberta, além de demonstrar as capacidades deste observatório com nome inspirado no escritor e aviador Antoine de Saint-Exupéry, é também mais um passo na busca por outros mundos que possam ter condições de abrigar vida.

As anãs vermelhas são as estrelas mais frias do que o Sol, e os planetas perto delas também podem conter água em estado líquido — algo importantíssimo na busca por mundos habitáveis fora do Sistema Solar. Um dos fatores mais importantes na busca destes planetas é a distância entre eles e a estrela: quanto mais próximo estiver dela, maiores as chances de os astrônomos detectarem o planeta da Terra. “Mas essas estrelas são pequenas demais ou emitem muito pouca luz em comparação com a maioria das estrelas, como o Sol", diz Brice-Olivier Demory, principal autor do estudo e professor de astrofísica na Universidade de Berna. Por isso, elas precisam ser observadas com instrumentos apropriados.

Felizmente, este é o caso do telescópio SAINT-EX, que pode observar as anãs vermelhas e os planetas que as orbitam por ter instrumentação feita especialmente para permitir detecção precisa de pequenos planetas orbitando estrelas frias. Assim, foi possível identificar os dois exoplanetas orbitando a estrela TOI-1266. Esses planetas têm algumas características curiosas: quando comparados aos nossos vizinhos, os planetas TOI-1266 b e c estão bem mais próximos da estrela — tanto que precisam de apenas 11 e 19 dias, respectivamente, para orbitá-la.

Além disso, ambos têm densidades parecidas, e é possível que eles sejam mais rochosos que Netuno ou Urano. Já em relação ao tamanho, o TOI-1266 b, o mais interno, tem diâmetro equivalente a duas vezes e meia ao da Terra, o que o torna um "sub-Netuno". O TOI-1266 c, mais externo, tem apenas uma vez e meia o tamanho da Terra, de modo que é maior que nosso planeta e pode ser considerado uma "super-Terra”. Yilen Gómez Maqueo Chew, coordenador de projeto do SAINT-EX, ressalta como a dupla é única: “planetas com o raio do TOI-1266 b e c são bem raros, provavelmente devido à radiação da estrela que pode destruir a atmosfera deles", diz

Poder estudar dois tipos diferentes de planetas no mesmo sistema é uma ótima oportunidade para os cientistas entenderem melhor como eles se tornaram o que são hoje. Infelizmente, o desenvolvimento da pesquisa pode demorar um pouco: as observações foram finalizadas pouco antes de o lockdown no México para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus, então o observatório foi fechado e ainda não retomou as atividades. Mesmo assim, os cientistas esperam retomar os estudos nos próximos meses para procurar a próxima anã vermelha e potenciais planetas que possam existir à volta dela.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Astronomy & Astrophysics.

Fonte: UniBe