Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Disco ao redor de estrela revela "elo perdido" da água no Sistema Solar

Por| Editado por Patricia Gnipper | 08 de Março de 2023 às 17h34

Link copiado!

ESO/L. Calçada
ESO/L. Calçada

Com dados do radiotelescópio Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), astrônomos descobriram água no estado gasoso no disco protoplanetário ao redor da protoestrela V883 Orionis. É a primeira vez que a substância é detectada em um disco protoplanetário sem causar mudanças significativas em sua composição, e sugere que a água em nosso sistema se formou bilhões de anos antes de o Sol surgir.

Quando nuvens de gás e poeira colapsam sobre si próprias, elas formam estrelas; depois, esta estrela “bebê” é cercada por pelo material da nuvem, que forma um disco; ao longo de milhões de anos, a matéria pode formar cometas, asteroides e planetas. Este processo está acontecendo com a estrela V883 Orionis, cercada por um disco denso de matéria.

Continua após a publicidade

John J. Tobin, astrônomo que liderou o novo estudo, junto de seus colegas, usou o radiotelescópio ALMA para coletar dados das assinaturas químicas da água. Normalmente, a observação ao redor das protoestrelas é difícil: na maioria das vezes, a água ocorre em estado sólido, e os cientistas a procuram na chamada “linha de neve”, onde ela muda do estado sólido para gasoso.

“Se a linha da neve estiver longe da estrela, há água gasosa suficiente para ser detectada, e é o caso da V883 Orionis”, explicou Tobin. O disco da estrela é massivo e tem temperatura alta o suficiente para fazer com que a água mudasse do estado sólido para o gasoso, o que torna a protoestrela um ótimo alvo para estudos em comprimentos de onda de rádio.

Com o ALMA, os pesquisadores mediram a composição da água e descobriram que ela se mantém relativamente estável ao longo das etapas que vão formar um novo sistema estelar. “Isso significa que a água do Sistema Solar foi formada muito antes do Sol, planetas e cometas”, disse Merel van ‘t ’Hoff, coautora do estudo. “Nossos resultados mostram que a água foi diretamente incorporada ao Sistema Solar durante sua formação”, acrescentou.

Continua após a publicidade

Tobin explica que a jornada da água para as estrelas jovens e, depois, dos cometas para os planetas, já foi observada, mas ainda faltava o elo entre as estrelas jovens e os cometas. “A V883 Orionis é o elo perdido neste caso”, disse ele. “A composição da água no disco é muito similar àquela dos cometas do nosso Sistema Solar, e isso confirma a ideia de que a água dos sistemas planetários se formou há bilhões de anos, antes do Sol, no espaço interestelar, e foi herdada pelos cometas e pela Terra”, acrescentou.

Os resultados sugerem ainda que outros sistemas planetários devem conter grandes quantidades de água. Futuramente, a equipe planeja usar o telescópio Extremely Large Telescope e seu instrumento do infravermelho médio, que poderá estudar a substância em estado gasoso nestes discos. “Isso vai nos dar uma visão muito mais completa do gelo e gás nos discos formadores de planetas”, finalizou Margot Leemker, coautor do estudo.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Nature.

Fonte: Nature; Via: NRAO