Destaques da NASA: meteoro, galáxia e + nas fotos astronômicas da semana
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Preparado para explorar as fotos destacadas pela NASA na última semana? As imagens selecionadas começam com a beleza de um meteoro fotografado junto do Monte Vesúvio, na Itália.
- Céu de fevereiro | Conjunções de Marte e Vênus são o destaque deste mês
- Como as ondas de rádio são usadas na astronomia
Como de costume, outros registros espetaculares trazem nebulosas coloridas e galáxias passando por processos diversos, enquanto formam estrelas a todo vapor.
Saiba mais sobre os objetos nas fotos e não esqueça de conferir a galeria de imagens no fim desta matéria!
1. Meteoro
O compilado de fotos desta semana começa com um belo meteoro registrado em Nápoles. O fenômeno foi causado por um grão de poeira espacial se movendo a alta velocidade na atmosfera superior da Terra.
Para deixar a cena ainda mais especial, o fotógrafo Wang Letian registrou também a silhueta do famoso vulcão Monte Vesúvio.
2. Galáxia
Outra foto traz uma galáxia curiosa: ela é formada por um anel externo dominado por estrelas azuis e brilhantes, e em seu centro, estão estrelas avermelhadas e antigas. A galáxia ficou conhecida como Objeto de Hoag devido ao astrônomo Arthur Hoag, que a observou em 1950.
Não se sabe exatamente como esta galáxia e seus anéis se formaram, mas é possível que tenha vindo de alguma colisão com outra, ocorrida há bilhões de anos.
Sol pelos “olhos” da Parker Solar
A sonda Parker Solar, da NASA, vem estudando de pertinho os arredores do Sol. No ano passado ela fez sua 16ª aproximação, ficando mais perto do astro do que Mercúrio. Durante a passagem, as câmeras da sonda capturaram imagens incríveis, que foram combinadas em um vídeo timelapse.
Na sequência, é possível ver a ondulação da coroa solar, uma ejeção de massa coronal e até a faixa da Via Láctea.
📷 Leia mais: Arredores do Sol são a foto astronômica de segunda-feira (19)
3. Galáxias em colisão
O telescópio Hubble tirou uma bela foto da galáxia AM1054-325, que colidiu com sua vizinha. O processo não resultou na destruição de estrelas, mas sim na formação de várias delas conforme uma galáxia orbita a outra.
Análises da luz ultravioleta mostrou que muitas das estrelas nos aglomerados estelares de AM1054-325 são jovens, com menos de 10 milhões de anos.
📷 Leia mais: Galáxias em colisão são a foto astronômica de terça-feira (20)
4. Nebulosa da Gaivota
As nebulosas são conhecidas por seus formatos curiosos, que muitas vezes lembram figuras conhecidas para nós. É o caso da IC 2177, que é popularmente chamada de Nebulosa da Gaivota.
Ela se estende por mais de 200 anos-luz, e seu diâmetro equivale a mais de cinco vezes o da Lua na fase cheia. Sua estrutura é feita principalmente de hidrogênio gasoso, que brilha em vermelho.
📷 Leia mais: Nebulosa da Gaivota é a foto astronômica de quarta-feira (21)
5. Galáxia M106
A bela espiral M106 é outra galáxia que apareceu nos destaques da semana. Localizada na constelação Canes Venatici, os Cães de Caça, M106 se estende por cerca de 80 mil anos-luz e fica a mais de 20 milhões de anos-luz de nós.
Na foto, ela aparece acompanhada da galáxia espiral NGC 4217, registrada na lateral em nossa perspectiva.
📷 Leia mais: Galáxia M106 é a foto astronômica de quinta-feira (22)
6. Nebulosa do Lápis
A última foto destacada nesta semana traz a Nebulosa do Lápis, uma pequena porção do remanescente de supernova da Vela. Descoberta na década de 1840 pelo astrônomo John Herschel, a Nebulosa do Lápis é formada por filamentos finos e coloridos, que são ondulações na nuvem gasosa da sua estrutura.
📷 Leia mais: Nebulosa do Lápis é a foto astronômica de sexta-feira (23)
Veja a galeria de fotos
Fonte: APOD