Destaques da NASA: Marte, cometa e+ nas fotos astronômicas da semana
Por Daniele Cavalcante • Editado por Luciana Zaramela |
As imagens destacadas pela NASA durante a semana nos brinda com cenários de Marte, eclipse visto do espaço, Cometa do Diabo e aglomerados estelares e galácticos.
- Céu de março | Conjunções, equinócios e cometas são o destaque deste mês
- Eclipses 2024 | Veja quando tem eclipse solar e lunar neste ano
Outros destaques ficaram para a lua jupteriana Europa e a sonificação de uma nebulosa remanescente de uma supernova. Saiba mais sobre os objetos e eventos nas imagens e veja a galeria de fotos ao final da lista:
1. Acidalia Planitia
A seleção de fotos destacadas pela NASA nesta semana começa com as crateras marciadas Acidalia Planitia, que também conta com depósitos de sedimentos. Se você assistiu ao filme Perdido em Marte, baseado no livro de Andy Weir, talvez reconheça a região: foi ali que pousou a Ares 3, missão fictícia da obra.
2. Terra durante eclipse solar
Uma foto tirada em 1999 pelos astronautas da antiga estação espacial Mir mostra a visão de um eclipse solar a partir do espaço. Essencialmente, vemos a sombra da Lua projetada sobre a Terra, nos dando uma ideia melhor sobre como esse fenômeno ocorre.
3. Sonificação de uma nebulosa
Aqui, a NASA destaca a sonificação da Nebulosa da Água-Viva (IC 443), surgida da explosão de uma estrela massiva. Embora o som não se propague no espaço, a sonificação dos dados é uma técnica pode auxiliar na compreensão desses objetos astronômicos, principalmente para deficientes visuais.
📷 Leia mais: som feito a partir de imagem é foto astronômica da segunda-feira (25)
4. Cometa do Diabo
Uma foto tirada do cometa 12P/Pons-Brooks, em Skull Valley, Utah, após o pôr do Sol, revelou uma cauda azulada espetacula na direção oposta ao Sol.
📷 Leia mais: Cometa do Diabo é a foto astronômica de terça-feira (26)
5. Aglomerado de galáxias
Milhares de galáxias aparecem na foto que traz o Aglomerado de Coma, localizado a mais de 300 milhões de anos-luz da Terra. Este aglomerado de galáxias é um dos mais densos conhecidos, com predominância de galáxias elípticas, cada uma contendo bilhões de estrelas.
📷 Leia mais: milhares de galáxias são a foto astronômica de quarta-feira (27)
6. Aglomerado de estrelas
O aglomerado estelar Omega Centauri, também conhecido como NGC 5139, consiste em cerca de 10 milhões de estrelas e fica a 15 mil anos-luz da Terra. Trata-se de um dos maiores e mais brilhantes aglomerados estelares no halo da Via Láctea, e suas estrelas são consideravelmente mais antigas que o Sol.
📷 Leia mais: milhões de estrelas estão na foto astronômica de quinta-feira (28)
7. Lua Europa
A NASA destacou na sexta-feira uma imagem da lua Galilei, de Júpiter, feita pela sonda Galileu. Foi este satélite que descobriu evidências de um oceano subterrâneo por lá, e agora vemos imagens remasterizadas das fraturas curvas que sugerem a presença de água líquida "enterrada" sob o gelo. Astrônomos cogitam que o oceano pode ser capaz de abrigar vida.