Publicidade

Destaque da NASA: vídeo da chuva de meteoros Perseidas é foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
Jeff Dai (TWAN)
Jeff Dai (TWAN)

O destaque da NASA nesta segunda (26) no site Astronomy Picture of the Day traz um vídeo da chuva de meteoros Perseidas observada em 2023 na Mongólia Interior, na China. O fenômeno ocorre todos os anos e pode ser visto no hemisfério sul, incluindo o Brasil.

Chuvas de meteoros são incríveis, mas exigem paciência; afinal, o tempo que os meteoros levam para cruzar o céu é parecido com aquele que você levaria para girar a cabeça e tentar vê-lo. 

É o que aconteceu no vídeo, que traz vários registros de observadores que tentaram acompanhar a chuva.  

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O mais interessante é que os meteoros brilhantes foram registrados junto da reação dos observadores ali, que comemoraram ter conseguido ver o brilho deles. 

A chuva de meteoros Perseidas de 2024 rendeu belos registros. Em outubro, é a vez da chuva de meteoros Oriônidas, causada por detritos do cometa Halley. 

Chuva de meteoros Perseidas

Considerada a maior do ano, a chuva de meteoros Perseidas chega ao pico na metade de agosto. Seus meteoros costumam deixar rastros compridos e coloridos no céu conforme atravessam a atmosfera da Terra.

Normalmente, a chuva das Perseidas rende de 50 a 100 meteoros por hora para observadores no hemisfério norte. Ainda, este evento proporciona bolas de fogo, nome dado a meteoros coloridos e luminosos que permanecem visíveis por mais tempo. 

As chuvas de meteoros são causadas por fragmentos de cometas e asteroides. Com as Perseidas, não é diferente: esta chuva é causada por fragmentos do 109P/Swift-Tuttle, cometa que leva 133 anos para orbitar o Sol.

Fonte: APOD