Publicidade

Destaque da NASA: Via Láctea e meteoro são foto astronômica do dia

Por  | 

Compartilhe:
Makrem Larnaout
Makrem Larnaout

A foto destacada pela NASA nesta segunda (5) traz a beleza da faixa da Via Láctea vista no céu da Tunísia. Além das inúmeras estrelas no céu, o clique de Makrem Larnaout registrou também um meteoro do tipo bola de fogo.

Para produzir esta imagem, o fotógrafo trabalhou com uma série de exposições consecutivas capturadas pela mesma câmera, sempre no mesmo local. O resultado é uma foto que mostra detalhadamente as estrelas e nebulosas no céu.

Ainda, o fotógrafo capturou também um provável meteoro da chuva Perseidas. Ela ocorre todos os anos e é melhor observada no hemisfério norte, mas também é possível vê-la no sul. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Também chamados de estrelas cadentes, meteoros como o da foto são os rastros brilhantes deixados quando um meteoroide (pedacinho de cometa ou asteroide) atravessa a atmosfera da Terra e é aquecido.

Às vezes, pode acontecer de um meteoro ser tão brilhante que passa a ser chamado de bola de fogo. Meteoros deste tipo podem ter mais de um metro de comprimento, e quando explodem na atmosfera, são chamados de bólidos.

Chuva de meteoros Perseidas

A chuva de meteoros Perseidas ocorre entre a metade de julho e o fim de agosto. Neste ano, o pico deve acontecer entre os dias 11 e 12 de agosto, proporcionando até 100 meteoros por hora — contanto que as condições de observação estejam adequadas.

Os meteoroides Perseidas costumam viajar pelo espaço a mais de 200 mil km/h, e quando atravessam a atmosfera terrestre, são aquecidos a 1.650 ºC. A maioria deles tem tamanho de grão de areia, e dificilmente algum chega ao solo; quando isso acontece, o objeto recebe o nome "meteorito".

Esta chuva vem dos detritos do cometa 109P/Swift-Tuttle, cujo núcleo mede 26 km de diâmetro. Ele leva 133 anos para completar uma volta ao redor do Sol, e se aproximou da Terra pela última vez em 1992. Sua próxima visita vai acontecer em 2126.

Fonte: APOD