Publicidade

Destaque da NASA: todos os planetas aparecem na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Janeiro de 2023 às 19h58

Link copiado!

Tunc Tezel
Tunc Tezel

Nesta segunda-feira (2), a Imagem Astronômica do Dia selecionada pela NASA é uma fotografia panorâmica com (quase) todos os planetas do Sistema Solar no céu noturno.

Desde a semana passada, a maioria dos planetas podem ser vistos simultaneamente a olho nu, ao lado de algumas das estrelas mais famosas, como Aldebaran, Plêiades, Altair e Fornalha, por exemplo.

O cenário esplêndido pode ser observado logo após o pôr do Sol, quando (com a ajuda da sorte) podemos encontrar também Mercúrio e Vênus. Essa sorte foi concedida ao autor desta foto, que registou a dupla de planetas mais internos do Sistema Solar pouco antes de desaparecerem além do horizonte.

Continua após a publicidade

A imagem também conta com Netuno e Urano, bem fracos, apenas aparecendo como pontinhos de pouca luminosidade. Eles são os planetas mais distantes de nós e, também, os mais difíceis de se observar, exigindo telescópios e um local com baixa poluição luminosa.

No lado direito da foto, Marte brilha com suas tonalidades avermelhadas entre as Plêiades e Aldebaran, na constelação de Touro. Em primeiro plano, as colinas ao redor do vilarejo de Gökçeören, Kaş, Turquia, completam o belo cenário.

Fonte: APOD