Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: par de galáxias Arp 87 está na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 24 de Outubro de 2023 às 13h08

Link copiado!

NASA, ESA, Hubble; Harshwardhan Pathak
NASA, ESA, Hubble; Harshwardhan Pathak

Nesta terça-feira (24), a foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day traz Arp 87, um sistema de galáxias. Elas ficam a 300 milhões de anos-luz da Terra em direção à constelação Lion, o Leão, e estão passando por uma fusão.

Há várias galáxias na imagem, mas o destaque fica por conta de duas delas. Uma é NGC 3808A, visível no lado direito, mostrando vários aglomerados estelares azuis produzidos em explosões de formação estelar. No lado esquerdo, está a galáxia espiral NGC 3808B.

Continua após a publicidade

Enquanto elas se fundem, estrelas, gás e poeira formaram a estrutura alongada entre as duas. Trata-se de uma espécie de ponte cósmica com mais de 75 mil anos-luz de extensão, que indica que estes dois imensos sistemas estelares se aproximaram e sofreram efeitos das marés gravitacionais.

Interações galácticas do tipo acontecem ao longo de bilhões de anos e, quando acabar, a fusão em Arp 87 deve render uma única galáxia. As demais galáxias na imagem não estão envolvidas na fusão.

Galáxias e suas interações

As interações entre galáxias acontecem quando uma é afetada pela outra. É raro que as galáxias estejam sozinhas, já que a maioria delas é cercada por galáxias satélite. Por isso, interações galácticas são processos comuns.

Continua após a publicidade

Fusões entre galáxias e outras interações semelhantes não são exclusivas de Arp 87. Galáxias como a Via Láctea, por exemplo, foram formadas por meio de fusões com galáxias menores e pela captura de algumas das estrelas delas.

Cerca de 25% das galáxias conhecidas estão se fundindo com outras, mas é provável que existam ainda mais delas interagindo com suas vizinhas. Nestes eventos, elas trocam estrelas entre si e suas estruturas são alteradas.

Fonte: APOD