Publicidade

Destaque da NASA: Nebulosa do Morcego Cósmico é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 31 de Outubro de 2022 às 18h13

Link copiado!

Mark Hanson and Mike Selby
Mark Hanson and Mike Selby

Em meio às celebrações de Halloween, a foto em destaque selecionada pela NASA nesta segunda-feira (31) nos traz a nebulosa LDN 43. Ela é conhecida como “Nebulosa do Morcego Cósmico” e fica a cerca de 1.400 anos-luz de nós.

Localizada na constelação Ophiuchus, o Serpentário, a LDN 43 é uma nuvem molecular densa o suficiente para bloquear não apenas a luz das estrelas ao fundo, mas também o gás iluminado de LBN 7, uma nebulosa de reflexão próxima.

Confira:

Continua após a publicidade

Além de sua aparência curiosa, que até lembra a de um morcego, esta nebulosa abriga um grande berçário estelar. A luminosidade na parte central da foto vem de nós gasosos, que acabam de originar novas estrelas.

Por isso, a LDN 43 é um dos "alvos" dos astrônomos que estudam os processos de formação estelar.

Nebulosas e a formação de estrelas

Continua após a publicidade

A LN 43 é uma das várias nebulosas conhecidas, ou seja, é uma grande nuvem de gás e poeira no espaço. Algumas nebulosas nascem do gás e poeira expelidos pela explosão de uma estrela chegando ao fim de sua vida.

Enquanto isso, outras são como grandes berçários estelares, com regiões onde novas estrelas são formadas. Nesses casos, o gás e poeira são lentamente acumulados pela gravidade, até que chega o momento em que formam grandes estruturas e colapsam sobre si próprios.

As nebulosas existem no espaço interestelar (entre as estrelas). Algumas são brilhantes o suficiente para ser observadas a olho nu, como a nebulosa de Órion. Já outras são visíveis para telescópios, mas dependem da luz das estrelas próximas para serem iluminadas.

Fonte: APOD