Publicidade

Destaque da NASA: Nebulosa da Alma brilha na foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Março de 2023 às 20h13

Link copiado!

José Jiménez (Astromet)
José Jiménez (Astromet)

A Nebulosa da Alma está na foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day nesta terça-feira (14). Ela foi catalogada como “Westerhout 5” (ou apenas “W5”) e fica a cerca de 6.500 anos-luz de nós, na direção da constelação Cassiopeia.

Em seu interior, a Nebulosa da Alma abriga alguns aglomerados estelares abertos e estruturas ocultas por poeira escura. Em meio a estas formações, há ainda grandes bolhas, nascidas dos ventos das estrelas massivas por perto.

Continua após a publicidade

Na foto acima, a Nebulosa da Alma aparece registrada por diferentes exposições em várias cores, que indicam os elementos ali. Assim, o hidrogênio, enxofre e oxigênio aparecem em tons de vermelho, amarelo e azul, respectivamente.

Esta nebulosa se estende por cerca de 100 anos-luz. Normalmente, ela aparece nas fotos junto de IC 1805, nebulosa que também fica na constelação Cassiopeia e é popularmente conhecida como “Nebulosa do Coração” devido ao seu formato.

Saiba mais sobre a Nebulosa da Alma e do Coração

Tanto a nebulosa da Alma quanto a do Coração são nebulosas de emissão que brilham intensamente em tons avermelhados, vindos do hidrogênio presente em suas estruturas. Juntas, elas se estendem por cerca de 300 anos-luz.

Continua após a publicidade

Elas são como grandes fábricas produtoras de estrelas marcadas por grandes cavidades abertas pela radiação e ventos das estrelas. É no interior destas aberturas que o gás e a poeira se acumulam para formar novas estrelas; elas são extremamente jovens, com poucos milhões de anos.

Esta dupla de nebulosas compõe uma grande região de formação estelar no Braço Perseu,da Via Láctea. Ele fica mais longe do centro da nossa galáxia que Órion, o braço que provavelmente se estende por 3.500 anos-luz e que é o lar do Sistema Solar.

Fonte: APOD