Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: Júpiter em movimento é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 25 de Outubro de 2022 às 20h03

Link copiado!

Makrem Larnaout/YouTube
Makrem Larnaout/YouTube

O movimento de Júpiter e algumas de suas luas é o destaque da NASA nesta terça-feira (25), no site Astronomy Picture of the Day. A agência espacial publicou um vídeo que traz o movimento de rotação do gigante gasoso, junto de suas luas Europa, Ganimedes e Io.

O vídeo foi produzido com uma compilação de pequenos registros feitos ao longo de algumas noites, no último mês. As sequências curtas foram combinadas digitalmente, representando como seriam 24 horas contínuas no planeta.

Veja abaixo:

Continua após a publicidade

Os dias em Júpiter não duram mais que dez horas, mas, no vídeo, você pode acompanhar a rotação joviana em pouco mais de 40 segundos. Além disso, aproveite para reparar em algumas características do planeta, como a Grande Mancha Vermelha.

A animação mostra ainda que as luas mais brilhantes de Júpiter o orbitam acompanhando seu plano rotacional. As luas Europa, Ganimedes e Io aparecem na animação — e, aqui, o destaque vai para Europa, cuja sombra aparece conforme cruza o disco de Júpiter.

Júpiter: o maior planeta do Sistema Solar

Continua após a publicidade

Júpiter é o maior planeta do Sistema Solar. Sozinho, ele tem mais que o dobro da massa de todos os planetas juntos. Além das faixas e redemoinhos coloridos de amônia e água em sua atmosfera, o planeta conta com a Grande Mancha Vermelha, a maior tempestade conhecida em nosso sistema.

O planeta tem mais de 70 luas conhecidas. Entre elas, está Ganimedes, a maior lua do Sistema Solar — quando o assunto é tamanho, ela “ganha” até de Mercúrio! Já a lua Io é o mundo mais vulcanicamente ativo na nossa vizinhança.

Enquanto isso, a lua Europa parece conter um oceano de água líquida sob sua crosta gelada. Por fim, a lua Calisto completa o grupo das grandes luas de Júpiter, conhecidas como “luas galileanas”.

Fonte: APOD