Publicidade

Destaque da NASA: galáxia vista de lado é foto astronômica do dia

Por  • Editado por Luciana Zaramela | 

Compartilhe:
NASA, ESA, Hubble; Ehsan Ebahimian
NASA, ESA, Hubble; Ehsan Ebahimian

A foto destacada pela NASA nesta quarta-feira (6) mostra a galáxia NGC 5866. Ela pode até parecer uma galáxia comum, mas devido à nossa perspectiva, se torna especial: para nós, a galáxia não aparece de frente, mas sim na lateral. 

Também chamada de Galáxia do Fuso, a M102 é formada por várias faixas de poeira, que aparecem em tons escuros e avermelhados na foto. Já as estrelas no disco da galáxia brilham em azul. 

Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Esta foto destaca o disco de estrelas jovens e azuladas, que se estende além da poeira da M102 em seu estreito plano galáctico. Muitas vezes, as galáxias ficam estreitas porque o gás delas colide com si próprio enquanto a galáxia gira. 

A Galáxia do Fuso fica a cerca de 50 milhões de anos-luz da Terra em direção à constelação Draco, o Dragão.  

Galáxia do Fuso

O astrônomo francês Pierre Méchain foi o responsável pela descoberta da Galáxia do Fuso em 1781. Ele era colega de Charles Messier, e naquele ano, descobriu também os dois primeiros cometas dos oito que viria a encontrar ao longo da sua carreira. 

A galáxia M102 também é chamada de NGC 5866 e é do tipo “S0” (lê-se “s-zero”). Isso significa que, se você a observasse de frente, veria um disco suave, com poucos sinais de estrutura espiral. 

Sua faixa de poeira parece estar levemente distorcida em relação ao disco, o que indica que a galáxia parece ter sofrido alguma perturbação gravitacional no passado. Provavelmente, tal perturbação foi resultado de interações com outras galáxias próximas.

Fonte: APOD