Destaque da NASA: galáxia espiral distorcida é a foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A galáxia M66 está na foto destacada pela NASA nesta terça-feira (29) no site Astronomy Picture of the Day. Ela é do tipo espiral, mas, curiosamente, seu núcleo parece estar desalinhado em relação aos braços.
- Como são as galáxias além da Via Láctea? Conheça os principais tipos
- Telescópio Hubble revela galáxia "distorcida" por interações com sua vizinha
É possível que a diferença entre a posição do núcleo da galáxia e seus braços espirais sejam resultado de interações com as galáxias M65 e NGC 3628. A gravidade delas parece ter afetado a M66, deixando-a com o formato abaixo:
Em meio à estrutura distorcida da M66, estão características típicas das galáxias espirais, como longas faixas de poeira. Elas aparecem misturadas em meio a estrelas brilhantes e poeira intergaláctica, presentes em seus braços.
Esta galáxia faz parte do Trio de Leão, que conta também com a dupla de galáxias mencionada acima. Ela está a 35 milhões de anos-luz de nós e é a maior galáxia do grupo.
Telescópio James Webb
A imagem mostra a galáxia na luz infravermelha, observada pelo telescópio James Webb. Lançado em dezembro de 2021, o Webb é considerado o maior e mais potente telescópio já criado. Estes títulos não vêm sem motivos, já que ele foi projetado para ajudar os cientistas em estudos ambiciosos, como o universo e suas características 200 milhões de anos após o Big Bang.
Ele já capturou imagens incríveis do Sistema Solar, como fotos de Netuno e Júpiter, e observou o que há no interior de nuvens de poeira formadora de estrelas. Ainda, o Webb examinou as atmosferas de exoplanetas, e mostrou que um deles é um mundo altamente refletivo.
O segundo ano de operações do telescópio promete ainda mais descobertas. Entre as pesquisas selecionadas para o período, há temas como a formação de exoplanetas, galáxias, buracos negros supermassivos, entre outros.
Fonte: APOD