Publicidade

Destaque da NASA: galáxia espiral distorcida é a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 23 de Fevereiro de 2023 às 19h08

Link copiado!

Josep Drudis
Josep Drudis

Nesta quinta-feira (23), a foto em destaque no site Astronomy Picture of the Day traz a galáxia Arp 78. Ela fica a cerca de 100 milhões de anos-luz da Via Láctea na constelação Áries, o Carneiro, e é do tipo espiral peculiar.

Também conhecida como “NGC 772”, a galáxia Arp 78 se estende por cerca de 200 mil anos-luz. Você perceberá que ela tem um braço espiral externo alongado, composto por faixas de poeira e aglomerados estelares jovens e azulados.

Continua após a publicidade

Este braço espiral distorcido, que parece “fugir” dos demais da galáxia, provavelmente é resultado das interações das marés gravitacionais entre Arp 78 e sua vizinha NGC 770, que aparece no canto superior direito em relação à espiral maior.

A galáxia NGC 772 brilha no centro da imagem acompanhada por várias estrelas da Via Láctea, que aparecem com seus tons amarelados.

Galáxia NGC 772 e a Via Láctea

Pode não parecer, mas esta galáxia tem algumas características em comum com a Via Láctea — por exemplo, as duas são acompanhadas pelas chamadas galáxias-satélite, aquelas que orbitam a galáxia principal de pertinho e que seguem gravitacionalmente ligadas a elas.

Continua após a publicidade

No caso da Arp 78, uma de suas galáxias-satélite é NGC 770, uma galáxia do tipo espiral que pode ser parcialmente observada nos dois hemisférios terrestres, durante determinados momentos do ano. Já a Via Láctea é acompanhada por diferentes galáxias-satélite, e a maior delas é a Grande Nuvem de Magalhães, a cerca de 163 mil anos-luz de nós.

Por outro lado, há também várias diferenças entre as duas. Uma delas é que a NGC 772 é uma galáxia espiral peculiar, com estrutura, formato ou composição diferentes do esperado. Além disso, ela não contém um grupo de estrelas em seu centro que forma uma espécie de barra, algo comum em várias galáxias conhecidas.

Fonte: APOD