Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Destaque da NASA: estrelas formam número 37 na foto astronômica do dia

Por| Editado por Luciana Zaramela | 14 de Maio de 2024 às 15h00

Link copiado!

Sergio Eguivar
Sergio Eguivar

O aglomerado estelar NGC 2169 é o astro da foto destacada pela NASA nesta terça (14) no site Astronomy Picture of the Day. As estrelas dali foram registradas por Sergio Eguivar e ficam a 3.300 anos-luz de nós.

Este aglomerado estelar mede apenas 7 anos-luz de diâmetro, ou seja, é considerado pequeno, e as estrelas ali foram formadas há aproximadamente 11 milhões de anos.

Uma característica interessante do aglomerado é que, devido à nossa perspectiva de observação, suas estrelas parecem formar o número 37. 

Continua após a publicidade

Confira a foto e tente encontrar o número:

Grupos de estrelas semelhantes ao NGC 2160 desaparecem após algum tempo. Devido a encontros com outras estrelas e nuvens interestelares, eles sofrem interações gravitacionais que fazem com que acabem dispersos.

Aglomerados estelares

Continua após a publicidade

Como o nome indica, os aglomerados estelares são estrelas em grupos. Elas se formaram mais ou menos ao mesmo tempo a partir de uma única nuvem de gás e poeira, e se mantêm unidas com a ajuda da gravidade.

Existem dois tipos de aglomerados estelares. Os globulares contêm algumas das estrelas mais antigas do universo e ocorrem em todas as galáxias, inclusive na Via Láctea. Já os abertos, como NGC 2160, podem conter alguns milhares de estrelas e medem poucos anos-luz de diâmetro.

Ao longo do tempo, algumas estrelas deixam seus aglomerados porque foram dispersas ou ejetadas, enquanto outras morrem ali. Além disso, exploões de supernovas e até os ventos das estrelas podem afetar a formação de outras delas.

Fonte: APOD