Destaque da NASA: Coroa do Sul e nebulosas são foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

As nuvens de poeira em meio às estrelas da constelação Corona Australis, a Coroa do Sul, estão na foto destacada pela NASA nesta quinta (22). Esta região de formação estelar faz parte de uma nuvem molecular, e fica a apenas 500 anos-luz de nós.
- Como os nomes de estrelas são escolhidos?
- 10 melhores aplicativos de astronomia para ver estrelas e planetas
Na foto, as estrelas estão misturadas em meio a nebulosas brilhantes, junto de outras escuras. Elas bloqueiam a luz de estrelas brilhante ao fundo, e escondem também as estrelas que ainda estão no processo de formação.
Confira:
A nebulosa escura Bernes 157 aparece no lado esquerdo da foto, e é tão densa que impede a passagem da luz visível, vinda de outros objetos. No lado direito dela, estão as nebulosas de reflexão NGC 6726, 6727, 6729 e IC 4812.
Elas chamam a atenção pelo brilho azulado, vindo da luz de estrelas quentes refletida pela poeira na região. Em meio ao grupo, a nebulosa NGC 6729 é aquela que cerca a estrela variável R Coronae Australis.
Constelação Coroa do Sul
A constelação Corona Australis, ou Coroa Austral, tem formato que lembra um arco de estrelas brilhantes. É difícil vê-la no céu, porque suas estrelas têm brilho fraco — as mais luminosas são Alpha e Coronae Australis, a 130 e 510 anos-luz da Terra, respectivamente.
Além delas, está a estrela variável R Coronae Australis, mencionada acima. Localizada em uma região de formação estelar, a estrela fica a mais de 20 anos-luz de nós e é relativamente jovem, ainda acumulando matéria de um disco circunstelar.
Entre outras estrelas da constelação, estão Gamma, Epsilon e Lambda Coronae Australis, a 58, 98 e 202 anos-luz, respectivamente. Por fim, Delta e Zeta Coronae Australis ficam a 175 e 184 anos-luz de nós.
Fonte: APOD