SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Destaque da NASA: cometa e nebulosa são a foto astronômica do dia

Por| Editado por Patricia Gnipper | 27 de Outubro de 2023 às 14h12

Link copiado!

Dan Bartlett
Dan Bartlett

Nesta sexta-feira (27), a foto destacada pela NASA no site Astronomy Picture of the Day mostra o cometa 2P/Encke, conhecido por seu período ser um dos mais curtos identificados até hoje. Na imagem, o cometa aparece acompanhado da nebulosa de emissão IC 410.

O cometa Encke, como também é conhecido, leva apenas 3,3 anos para completar uma volta pelo Sol. Este é o período mais curto em meio aos grandes cometas em nossa vizinhança.

Continua após a publicidade

Conforme viaja pelo espaço, o cometa Encke deixa pedacinhos de sua estrutura para trás. Quando atravessam a atmosfera da Terra, estes fragmentos rochosos causam as chuvas de meteoros Táuridas do Norte e Sul.

No lado direito da foto, está a nebulosa IC 410. Também conhecida como Nebulosa do Girino, ela é uma região de hidrogênio gasoso ionizado que se estende por mais de 100 anos-luz. Esta nuvem gasosa foi esculpida pela ação dos ventos vindos das estrelas no aglomerado NGC 1893.

Cometa 2P/Encke

O cometa 2P/Encke foi descoberto pelo astrônomo francês Pierre F. A. Mechain em 1786. Outros astrônomos observaram o cometa em passagens posteriores, mas estes registros não foram associados ao objeto até o astrônomo Johann Franz Encke calular sua órbita.

Continua após a publicidade

Além de seu curto período, o núcleo do cometa Encke mede apenas 4,8 quilômetros de diâmetro — para comparação, considere que ele é bem menor que o asteroide que matou os dinossauros.

A chuva de meteoros Táuridas, causada por seus detritos, é conhecida por ter bolas de fogo, nome dado aos meteoros tão brilhantes quanto Vênus. Como meteoros deste tipo são formados por partículas maiores do cometa, seus rastros luminosos podem durar mais tempo do que a média.

Fonte: APOD