Publicidade

Destaque da NASA: brilho da Nebulosa do Casulo é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Andy Ermolli
Andy Ermolli

A foto astronômica destacada pela NASA nesta quarta-feira (26) nos traz a nebulosa IC 5146. Também conhecida como “Nebulosa do Casulo”, ela é uma região de formação estelar compacta, classificada como nebulosa de emissão e reflexão.

Este "casulo cósmico" foi registrado junto de um grande rastro de nuvens interestelares, que se estendem no lado direito da imagem. Juntos, os objetos até podem lembrar a aparência de um cometa.

Confira:

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A parte brilhante da nebulosa IC 5146 se estende por cerca de 10 anos-luz, mas esta "cauda" de poeira escura chega a quase 100 anos-luz. Ambas as estruturas estão a cerca de 2.500 anos-luz do nosso planeta.

A estrela luminosa perto do centro da nebulosa parece ter sido formada há apenas algumas centenas de milhares de anos. Ela é a responsável pelo brilho do objeto, e ajuda também a abrir uma cavidade em meio à poeira e gás ali.

A Nebulosa do Casulo

Localizada em direção à constelação Cygnus, o Cisne, a Nebulosa do Casulo abriga um grupo de estrelas recém-nascidas brilhantes e de altas temperaturas. Observações com os telescópios espaciais Spitzer e Chandra identificaram vários objetos estelares jovens por lá.

Por ser uma nebulosa de reflexão e emissão, este objeto emite e reflete a luz vinda de fontes próximas. Às vezes, a Nebulosa do Casulo também é chamada de “Caldwell 19”, nomenclatura que indica que ela faz parte do Catálogo de Caldwell, compilado pelo astrônomo inglês Sir Patrick Moore.

Fonte: APOD