Publicidade

Destaque da NASA: brilhante estrela Polaris é a foto astronômica do dia

Por  • Editado por  Patricia Gnipper  | 

Compartilhe:
Javier Zayaz
Javier Zayaz

Polaris, popularmente conhecida como a “Estrela do Norte”, está na foto destacada no site Astronomy Picture of the Day nesta terça-feira (11). Na foto, ela aparece acompanhada das partículas da Nebulosa de Fluxo Integrado (IFN), junto do aglomerado estelar globular NGC 188.

A estrela tem este apelido porque fica bem próxima do polo norte celeste, a direção à qual o eixo de rotação da Terra aponta. Quando é observada no céu do hemisfério norte, as estrelas parecem girar ao redor dela.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Outra característica interessante de Polaris é que ela é uma estrela do tipo cefeida, que tem luminosidade variável por pulsar lentamente. Isso faz com que seu brilho sofra pequenas mudanças ao longo de alguns dias.

Na foto, Polaris aparece brilhando quase ao centro da imagem, emaranhada em meio aos filamentos de gás e poeira da IFN. Já no canto esquerdo da foto está o aglomerado estelar NGC 188, um dos mais antigos aglomerados conhecidos do tipo aberto.

A estrela Polaris

Polaris pode parecer ser apenas um único ponto luminoso na imagem, mas não se engane. Ali, há três estrelas orbitando um centro de massa comum. A estrela primária é uma supergigante com cerca de seis vezes a massa do Sol, acompanhada por suas outras duas vizinhas — duas delas podem ser observadas por telescópios.

Apesar de hoje ser considerada a Estrela do Norte, saiba que o título não pertenceu a Polaris desde sempre. É que, há milhares de anos, o eixo de rotação da Terra apontava para uma direção um pouco diferente — neste caso, a Estrela do Norte era Vega.

Polaris parece bem brilhante na foto, mas vale lembrar que ela não é a estrela mais brilhante do céu noturno, e sim Sirius, da constelação Cão Maior. Os povos antigos já conheciam tão bem a luminosidade desta estrela que o nome da estrela vem do grego, e significa — adivinhe só! — “brilhante”.

Fonte: APOD