Destaque da NASA: avermelhada Nebulosa da Laguna é a foto astronômica do dia
Por Danielle Cassita • Editado por Patricia Gnipper |

A Nebulosa da Laguna, formada por nuvens de gás interestelar brilhante e nuvens escuras de gás, está na foto astronômica destacada pela NASA nesta quinta-feira (28) no site Astronomy Picture of the Day. Ela é catalogada como M8 e fica a cerca de cinco mil anos-luz da Terra.
- Nebulosa rara ao redor de gigante vermelha ganha foto espetacular
- O que é uma nebulosa e como ela se forma?
Localizada em direção à constelação Sagitário, a Nebulosa da Laguna tem brilho suficiente para ser observada a olho nu, se o observador estiver em um local escuro e distante da poluição luminosa. A nebulosa abriga em seu interior NGC 6530, um aglomerado de estrelas.
Esta nebulosa é uma regiã que chama a atenção por suas cores avermelhadas, vindas dos átomos de hidrogênio ionizados se recombinando com elétrons perdidos.
Talvez você tenha percebido que a parte central a foto é brilhante, e mostra uma estrutura com formato que lembra o de uma ampulheta. Ali, há uma nuvem de gás ionizada, que foi esculpida pela radiação energética e ventos de uma estrela jovem e massiva.
Nebulosa M8
A Nebulosa da Laguna foi descoberta em 1654 pelo astrônomo italiano Giovanni Battista Hodierna. Assim como o francês Charles Messier, ele buscou catalogar objetos difusos e nebulosos no céu noturno para evitar que fossem confundidos com cometas.
Muito das partículas que formam esta nuvem cósmica foram ionizadas pela luz de Herschel 36, uma estrela jovem e massiva próxima da nebulosa. Além disso, ela pode também ser considerada um berçário estelar, já que conta com estrelas se formando em seu interior.
Estas estrelas são jovens e estão acompanhadas de objetos chamados de glóbulos de Bok. Eles são objetos formados por gás e poeira sendo condensados enquanto evoluem até se tornar estrelas propriamente ditas.
Fonte: APOD