Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Descubra quando, como e onde assistir a lançamentos espaciais

Por| 22 de Abril de 2020 às 17h40

Link copiado!

Descubra quando, como e onde assistir a lançamentos espaciais
Descubra quando, como e onde assistir a lançamentos espaciais

Lançamentos espaciais acontecem com bastante frequência — e mesmo sem sair de casa podemos assistir a vários deles graças à tecnologia. Contudo, a maioria das pessoas nem fica sabendo quando novos lançamentos acontecem, tampouco como e por onde assisti-los.

Só que existem diversos sites e apps que justamente fornecem informações sobre futuros lançamentos, com datas, horários e instruções de como acompanhá-los pela internet, onde quer que você esteja. Abaixo, você confere algumas das principais opções para nunca mais deixar de participar, ao vivo, de momentos que ficam marcados na história da indústria espacial.

Lançamentos gerais da NASA

Continua após a publicidade

A agência espacial dos Estados Unidos mantém uma página em seu site oficial especialmente dedicada a informar lançamentos e desembarques programados. Esta página, no entanto, não oferece streamings ao vivo: ela serve para que você fique sabendo quando e quais serão os próximos lançamentos. Alguns deles acabam sendo transmitidos pela página NASA Live, que mantém uma programação ao vivo com conteúdos de interesse da agência espacial, incluindo lançamentos dos mais relevantes. Nesta mesma página é possível ver a programação do canal.

Lançamentos a partir do Kennedy Space Center

Continua após a publicidade

Especificamente para os lançamentos que acontecem a partir do Kennedy Space Center, a NASA mantém um calendário atualizado no site da plataforma. Por ali, também é possível comprar ingressos para assistir a lançamentos pessoalmente no centro espacial, que fica no estado da Flórida, caso você esteja pensando em viajar para a região e aproveitar para testemunhar um lançamento de foguete de pertinho.

Lançamentos da SpaceX

Em seu site oficial, a SpaceX mantém um webcast em que transmite ao vivo seus lançamentos. No meio tempo entre um envio e outro, o vídeo do último lançamento transmitido permanece disponível para quem quiser assistir. Todos esses vídeos também ficam no YouTube da companhia, como este abaixo, com a transmissão que aconteceu ao vivo no sétimo lançamento de satélites do projeto Starlink:

Continua após a publicidade

Lançamentos da JAXA

A agência espacial japonesa, em teoria, mantém um site em que informa o calendário de lançamentos, mas a página não é atualizada com tanta frequência. De qualquer maneira, quando a JAXA faz lançamentos importantes, ela costuma transmitir os momentos ao vivo em seu canal no YouTube, bem como outras atividades espaciais relevantes — como é o caso deste vídeo abaixo, com a transmissão ao vivo que a agência espacial fez quando sua nave Hayabusa-2 pousou com sucesso no asteroide Ryugu, no ano passado:

Lançamentos da ESA

Continua após a publicidade

No site oficial da agência espacial europeia, podemos ver o calendário de lançamentos programados para 2020. Poucos são os lançamentos que a ESA acaba transmitindo ao vivo pela internet, mas, em seu canal no YouTube, podemos assistir a vídeos interessantes sobre seus projetos espaciais.

Lançamentos importantes de todo o mundo, com comentários em português

Para você que não domina muito bem o inglês, existem alguns canais brasileiros no YouTube que transmitem ao vivo lançamentos espaciais importantes, pegando o vídeo oficial das empresas e agências espaciais e fazendo comentários em português para que o público entenda exatamente o que está acontecendo a todo instante. Um deles é o Mensageiro Sideral, do jornalista Salvador Nogueira, que está sempre antenado com os cronogramas de lançamentos de novas missões para fazer este trabalho. Por exemplo, em 2019, o canal transmitiu o primeiro lançamento comercial do foguete Falcon Heavy, da SpaceX:

Continua após a publicidade

Sites que informam lançamentos em geral

Outras agências espaciais importantes, como a chinesa CNSA e a russa Roscosmos, não mantêm páginas e canais informando e transmitindo seus lançamentos. E, além de agências estatais, existem diversas empresas privadas (além da SpaceX) que lançam naves e foguetes regularmente. Então, para que você não precise ter o trabalho de listar todos esses nomes e favoritar todos os seus sites oficiais, acessando um por um para ficar a par dos cronogramas, existem sites por aí que fazem justamente isso por você.

Abaixo, você confere dois que são bem completos e devidamente atualizados:

  • Spaceflight Now: O site mantém um cronograma de lançamentos sempre em dia, informando quem, quando e onde os lançamentos acontecerão.
  • RocketLaunch.Live: Assim como o site acima, este outro informa o cronograma de lançamentos que acontecem em todo o mundo, com o diferencial de informar também se o lançamento em questão terá ou não uma transmissão ao vivo.
Continua após a publicidade

Aplicativos úteis

E, claro, se existem sites informando lançamentos espaciais, também existem apps que fazem o mesmo. A vantagem de acompanhar lançamentos por meio de apps é que muitos deles emitem notificações para que você não perca um lançamento que está prestes a acontecer, bem como para que você saiba sempre que um lançamento for adiado. Abaixo, você descobre três aplicativos do tipo que estão disponíveis tanto para Android, quanto para iOS:

  • Next Spaceflight (Android / iOS): Com ele, você tem em mãos um cronograma completo e sempre atualizado de futuros lançamentos, e basta selecionar o desejado para rapidamente descobrir mais informações sobre a missão em questão — quando o lançamento tiver uma transmissão ao vivo, você ficará sabendo por meio do app também, que ainda traz artigos e notícias sobre as atividades de agências espaciais estatais e empresas privadas.
  • Space Launch Now: (Android / iOS): Similar ao app acima, este aqui ainda traz um relógio com contagem regressiva para o próximo lançamento, além de link para mais informações e para a transmissão no YouTube, quando houver. Notificações estão presentes, claro.
  • Space Launch Schedule (Android / iOS): Da mesma maneira que os apps acima, este outro informa quando e de onde acontecerão futuros lançamentos, e você pode personalizar o feed do app para exibir apenas lançamentos de agências/empresas que você realmente quer acompanhar. Também é possível ver um mapa para descobrir onde ficam as principais plataformas de lançamento ao redor do mundo e assistir a vídeos ao vivo quando estiverem disponíveis.

*Com informações de The Verge

Continua após a publicidade

*Esta matéria foi originalmente publicada em 05/06/2019, sendo atualizada e republicada em 22/04/2020