Publicidade

Depois de adiamentos, NASA quer lançar missão privada Ax-4 à ISS na quarta (25)

Por  | 

Compartilhe:
SpaceX
SpaceX

A NASA anunciou que a missão privada Ax-4 deve ser lançada à Estação Espacial Internacional (ISS) na quarta-feira (25). A nova data vem após uma série de mudanças no cronograma do lançamento, causadas tanto por condições desfavoráveis quanto por um vazamento identificado no laboratório orbital. 

A espaçonave Crew Dragon, da SpaceX, deve ser lançada pelo foguete Falcon 9 às 3h31 no horário de Brasília a partir das instalações do Centro Espacial Kennedy da NASA, na Flórida. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A agência espacial norte-americana revelou a nova data na noite de segunda-feira (23) após um adiamento na semana passada. Aquela alteração no cronograma se deve a um vazamento identificado no módulo Zvezda, que faz parte do segmento russo na ISS. 

O vazamento no local foi detectado pela primeira vez em 2019, ou seja, não se trata de um incidente novo. Entretanto, a agência espacial observou mudanças nos dados de pressão que indicavam necessidade de maior atenção à intensidade do vazamento. Assim, a NASA e a Axiom Space decidiram adiar o lançamento até confirmarem que a estação poderia receber os novos tripulantes em segurança. 

Quando for lançada, a Ax-4 vai levar Peggy Whitson, ex-astronauta da NASA e comandante da missão, acompanhada pelo indiano Shubhanshu Shukla, pelo polonês Sławosz Uznański-Wiśniewski e por Tibor Kapu, húngaro. 

Esta vai ser a primeira vez que representantes desses países vão em uma missão espacial na ISS. Com duração prevista de duas semanas, a Ax-4 promete mais de 60 experimentos científicos e eventos de divulgação em ciência, tecnologia, engenharia e matemática

Leia também:

Exploração espacial: 5 missões que você não pode perder em 2025 

Prada e Axiom Space revelam trajes que astronautas vão usar na Lua

Vídeo: Coisas do dia a dia que foram criadas pela exploração espacial

Continua após a publicidade

Fonte: NASA

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*