Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Curiosity tira nova selfie em Marte mostrando belas formações geológicas

Por| Editado por Patricia Gnipper | 02 de Dezembro de 2021 às 16h43

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech/MSSS
NASA/JPL-Caltech/MSSS
Tudo sobre NASA

Uma nova foto panorâmica feita pelo rover Curiosity mostra o explorador robótico próximo de Greenheugh Pediment e Rafael Navarro, estruturas rochosas em Marte. Esse "selfie" foi produzida a partir da combinação de 81 imagens individuais feitas no dia 20 de novembro, considerado o 3.303º dia marciano (ou sol) da missão do Curiosity.

As imagens são panoramas feitos pelo instrumento Mars Hand Lens Imager (MAHLI), instalado no fim do braço robótico do rover. Essas fotos foram publicadas em duas versões: uma tem ângulo de visão mais fechado, e a outra, mais aberto. Mesmo assim, ambas trazem detalhes interessantes da paisagem marciana e o solo irregular do planeta.

Continua após a publicidade

Se você observar a parte central da foto, encontrará Greenheugh Pediment, uma grande camada rochosa que aparece bem atrás do rover. Já a colina do lado direito, que aparece um pouco mais próxima, está a Rafael Navarro Mountain, formação cujo nome foi escolhido como uma homenagem a um astrobiólogo da missão do Curiosity, que faleceu neste ano.

O rover Curiosity pousou em Marte em agosto de 2012 e continua explorando a cratera Gale em busca de evidências que indiquem que Marte já foi um planeta com condições de abrigar vida. Enquanto isso, o robô faz fotos ao longo da jornada, que além fascinarem o público, mostram também características importantes das regiões exploradas.

Agora, o Curiosity segue viagem para Maria Gordon Notch, a estrutura em forma da letra U que aparece no lado esquerdo das fotos. O nome da estrutura foi escolhido como uma homenagem à cientista Maria Ogilvie Gordon, especialista em geologia, paleontologia e zoologia. O trabalho de Gordon lhe rendeu o primeiro título de doutora em ciência conferido a uma mulher no Reino Unido.

Continua após a publicidade

Fonte: NASA