Publicidade

Crateras do polo sul da Lua podem armazenar dióxido de carbono congelado

Por| Editado por Patricia Gnipper | 13 de Dezembro de 2021 às 19h00

Link copiado!

Eduardo Schaberger Poupeau
Eduardo Schaberger Poupeau

As regiões permanentemente sombreadas da Lua podem armazenar dióxido de carbono (CO2) congelado além da água, segundo novo estudo liderado pela Planetary Science Institute (PSI). O carbono tem diversas aplicações na exploração espacial, como a produção de combustível e biomateriais, coisas imprescindíveis para as futuras missões tripuladas no satélite natural da Terra.

O cientista planetário Norbert Schorghofer e sua equipe examinaram um total 11 anos de dados do Diviner Lunar Radiometer Experiment da sonda Lunar Reconnaissance Orbiter (LRO), da NASA. O objetivo era observar como a temperatura nas crateras da Lua mudavam com o passar do tempo.

Continua após a publicidade

Por mais sutil que seja para os observadores da Terra, a Lua também possui estações. Ou seja: conforme ela orbita nosso planeta — e, consequentemente, o Sol —, seus polos se inclinam levemente. Durante o ano lunar, estimado em 347 dias, a temperatura varia em determinadas áreas.

De acordo com os dados do LRO, os pesquisadores observaram que, apesar de uma pequena quantidade de CO2 sólido pudesse sublimar durante o verão, na maioria das vezes as crateras lunares mantinham temperaturas frias o bastante para manter o CO2 protegido.

Se realmente existir CO2 sólido nos polos lunares, o estudo estimou que ele poderia ser encontrado em uma área de 200 quilômetros quadrados onde as temperaturas seriam permanentemente baixas — em especial, na

cratera Amundsen, onde as temperaturas giram em torno dos - 192 °C.

Continua após a publicidade

Armadilhas frias

Essas crateras são chamadas armadilhas frias, mas isto não é a mesma coisa que confirmar a presença de CO2 sólido na Lua. Tais armadilhas são aplicadas a modelos mecânicos para entender como ocorre a condensação do vapor em líquidos ou sólidos.

Segundo os modelos executados pela equipe, o CO2 poderia congelar nas regiões apontadas pelo estudo. Além disso, um dos satélites lunares da NASA detectou vapor de CO2 quando a LCROSS atingiu a superfície da Lua e produziu lançou uma nuvem de impacto.

Continua após a publicidade

Mesmo assim, apenas quando alguma sonda ou um astronauta conseguirem explorar a cratera Amundsen será possível confirmar (ou não) o CO2 sólido na Lua. Ainda assim, o novo estudo lança uma luz quanto aos recursos disponíveis por lá.

Fonte: PSI; Via Universe Today