Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas encontram prova de que a Lua abriga água congelada em seus polos

Por| 21 de Agosto de 2018 às 07h31

Link copiado!

Cientistas encontram prova de que a Lua abriga água congelada em seus polos
Cientistas encontram prova de que a Lua abriga água congelada em seus polos
Tudo sobre NASA

Usando dados do Moon Mineralogy Mapper (M3), da NASA, uma equipe de cientistas sob a liderança de Shuai Li, da Universidade do Havaí e da Brown University, ao lado de Richard Elphic, do Centro de Pesquisas Ames (da NASA), conseguiu identificar três assinaturas específicas que comprovam, em caráter definitivo, que existe água congelada na superfície da Lua.

O gelo está localizado especificamente nas partes mais escuras (e mais frias) das regiões polares da Lua, com esses depósitos, que podem ser muito antigos, sendo distribuídos de maneira irregular. No polo sul, a maior quantidade de gelo está concentrada nas crateras lunares, enquanto o gelo do polo norte está mais distribuído. Essas regiões mais escuras são lugares que, por causa da inclinação do eixo de rotação da Lua, nunca recebem luz solar.

A M3 foi lançada em 2008 justamente com o objetivo de confirmar a existência de gelo na Lua. O aparelho carrega consigo um espectrômetro que não somente é capaz de captar as propriedades refletivas da água congelada, como também medir diretamente a maneira como suas moléculas absorvem a luz infravermelha, permitindo a diferenciação entre água líquida, vapor de água e gelo sólido.

Continua após a publicidade

A partir de agora, NASA e demais agências espaciais que estejam com projetos de novas missões lunares usarão esses dados para aprender melhor como esse gelo se acumulou na superfície lunar e como ele interage com o ambiente do nosso satélite natural. Ainda, a ideia também é estudar se essa água congelada poderia ser acessada como recurso para futuras expedições tripuladas com destino à Lua.

Fonte: NASA