Publicidade

COVID-19: NASA não quer que público vá assistir ao 1º voo tripulado da SpaceX

Por| 27 de Abril de 2020 às 19h15

Link copiado!

SpaceX
SpaceX
Tudo sobre NASA

A NASA confirmou que o lançamento de astronautas norte-americanos à Estação Espacial Internacional a bordo de uma nave da SpaceX acontecerá no dia 27 de maio. No entanto, o acontecimento histórico não poderá ser acompanhado de perto pelo público, já que a agência espacial está tomando medidas preventivas contra a pandemia de COVID-19.

Será um voo histórico porque marcará o fim do contrato dos EUA com a Rússia para fazer o transporte de seus astronautas à estação orbital. Desde 2011, ano em que o programa dos ônibus espaciais chegou ao fim, a NASA depende da agência espacial russa Roscosmos e seus foguetes Soyuz para enviar dois astronautas por vez. Isso custa caro - US$ 90 milhões para cada assento no veículo espacial.

Continua após a publicidade

Com os lançamentos agora realizados pela SpaceX em solo norte-americano, a NASA gastará cerca de US$ 60 milhões no total. A mudança não reflete apenas no orçamento, mas também na autonomia da NASA para lançar suas próprias missões espaciais. Por todos esses motivos, o primeiro lançamento tripulado à ISS é um grande marco, empolgante para qualquer entusiasta.

No entanto, administrador da NASA, Jim Bridenstine, avisou que o público deve acompanhar o evento em casa. Ao lado de outros líderes da agência, ele fez um apelo durante uma videoconferência de uma hora sobre as ações da NASA em resposta à pandemia, e confirmou que o lançamento acontecerá na data estipulada. Mas os fãs de missões espaciais que normalmente comparecem aos lançamentos devem ficar em casa.

Como este é um voo histórico e bastante simbólico, Bridenstine disse que a NASA receberia multidões ainda maiores do que costuma receber em um lançamento de menor importância, se não houvesse uma pandemia para combater. Mas, apesar do entusiasmo, Bridenstine enfatizou que as pessoas devem “assistir de um lugar que não seja o Centro Espacial Kennedy”.

Fonte: Space.com