Conheça Gateway, nossa futura estação lunar
Por Danielle Cassita • Editado por Luciana Zaramela |
Nesta quarta (10), a NASA publicou novas imagens conceituais do HALO, um dos módulos da futura estação Gateway. O complexo está em desenvolvimento, e promete se tornar a primeira estação espacial ao redor da Lua.
- Clique e siga o Canaltech no WhatsApp
- Estação Gateway | Como será o interior da futura estação lunar?
A NASA conta a parceria de diversas empresas e países na empreitada. Uma delas é a Northrop Grumman, companhia que vem colaborando no desenvolvimento do HALO, sigla de Habitation and Logistics Outpost (ou “Posto de Habitação e Logística”, em tradução livre).
Este módulo cilíndrico vai abrigar o centro de comando e de comunicações da Gateway. Quando a estação estiver vazia, o HALO vai ter os softwares necessários para manter o complexo em atividade.
Tanto o HALO quanto os demais módulos vão ser usados pelos astronautas no complexo para viver, realizar experimentos científicos e se preparar para missões no polo sul da Lua. Segundo a NASA, a estrutura principal do componente está em testes em Turim, na Itália.
Enquanto o componente não está pronto, as novas imagens dão um gostinho do que esperar. Uma delas mostra uma das portas de acoplagem em seu interior, que é onde espaçonaves cargueiras e um módulo lunar vão ser acoplados.
Outra imagem mostra a porta de acoplagem no lado externo do HALO. Esta estrutura vai receber os futuros sistemas de pouso da SpaceX e Blue Origin nas missões Artemis IV e V, respectivamente.
O HALO, junto do Elemento de Energia e Propulsão (PPE), vão formar a estrutura primária da Gateway. Se tudo correr conforme o planejado pela NASA, os componentes devem chegar à Lua a tempo para a missão Artemis IV, prevista para 2028.
Fonte: NASA