Publicidade

Como vai ser a atividade do Sol em 2025?

Por  | 

Compartilhe:
NASA
NASA

A NASA e a Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA) dos Estados Unidos confirmaram que chegamos oficialmente ao máximo solar, nome dado ao período de maior atividade do Sol em seu ciclo de 11 anos. Dito isso, como vai ser a atividade do nosso astro em 2025? 

No fim de 2024, nosso astro estava no auge do seu ciclo. No entanto, os cientistas só vão saber os detalhes do máximo solar (como seu período) vários meses depois de a atividade solar sofrer uma nova mudança. Por enquanto, o que já se sabe é que o ciclo solar atual, de número 25, ultrapassou o pico do 24º ciclo. 

Mesmo que o período mais intenso do máximo solar já tenha passado, é certo que, em 2025, a atividade do nosso astro ainda vai estar intensa. Embora não seja possível prever com precisão os níveis da atividade, as manchas em nosso astro ajudam os cientistas nas estimativas.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como ainda estamos perto do período do máximo solar, é esperado que o Sol apresente maior quantidade de manchas solares e mais explosões e ejeções de massa coronal nos próximos meses. Normalmente, as grandes explosões de partículas e tempestades geomagnéticas são mais comuns na fase de redução da atividade após o máximo solar

No fim das contas, o ano passado foi bastante agitado para o Sol — nossa estrela nos proporcionou tanto um eclipse solar total quanto auroras boreais e austrais após a tempestade solar mais intensa das últimas décadas, ocorrida em maio. Segundo a NASA e a NOAA, o fenômeno afetou sistemas de navegação baseados em satélites, levando a um prejuízo de meio bilhão de dólares na indústria agrícola norte-americana.

Leia também: 

A tempestade solar extrema acabou. Quando é a próxima?

Quais os perigos de uma tempestade solar?

Vídeo: Como ver um eclipse solar?

Continua após a publicidade

Fonte: Space.com

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*