Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Como os cosmonautas foram treinados para os primeiros voos espaciais tripulados?

Por| Editado por Patricia Gnipper | 07 de Abril de 2021 às 14h50

Link copiado!

Reprodução/NASA
Reprodução/NASA

No próximo dia 12 de abril, o primeiro voo espacial tripulado por um humano completa 60 anos. Além de ser um grande marco na história da humanidade (e também na exploração espacial), o evento é precedido por um longo preparo dos cosmonautas selecionados pelo programa da então União Soviética. Mas como será que funcionou o treinamento que levaria o primeiro cosmonauta ao espaço?

O primeiro voo tripulado foi realizado pelo cosmonauta Yuri Gagarin, através da nave espacial Vostok 1 — a primeira de uma série de naves —, em 12 de abril de 1961. Ao todo, foram construídas oito delas, dentre as quais seis foram colocadas no espaço em voos tripulados. A última, chamada Vostok VI, foi tripulada pela cosmonauta Valentina Tereshkova em junho de 1963, que se tornou a primeira mulher no espaço.

Primeiras seleções

Continua após a publicidade

Mas, antes disso, cerca de 134 jovens pilotos foram selecionados para participar do treinamento do futuro voo espacial — até então, a missão era mantida sob total sigilo pela União Soviética. Enquanto isso, os holofotes midiáticos estavam voltados para a tripulação escalada para a nave dos EUA — a Mercury —, anunciada em abril de 1959.

Os cosmonautas precisaram realizar uma bateria de testes que envolveram coisas como sua capacidade física, condição de saúde e também estado psicológico. Afinal, a pessoa que fosse lançada para o espaço deveria estar preparada para suportar (física e mentalmente) uma viagem tão extrema e inédita.

Os testes soviéticos eram, na maioria dos casos, muito mais rigorosos do que os enfrentados pelos astronautas norte-americanos naquela época. Por exemplo, ao longo de um mês, os cosmonautas foram colocados em salas com temperatura de 70 ºC com pouco oxigênio.

Continua após a publicidade

Além disso, cadeiras vibratórias eram utilizadas para simular a turbulência que seria enfrentada durante um lançamento — alguns dos selecionados ficaram exaustos e outros desistiram do programa. Como a União Soviética mantinha a operação em sigilo absoluto, os cosmonautas em treinamento não podiam falar nada a respeito para ninguém, nem mesmo para seus familiares ou amigos.

Treinamento em total sigilo

Ao final dessa “peneira”, cerca de 20 participantes foram encaminhados para o centro de treinamento de cosmonautas, chamado Star City. Naquela época, a unidade era feita por algumas poucas cabanas militares localizadas em uma floresta próxima a Moscou.

O escritor Stephen Walker, autor do livro Beyond, realizou uma extensa pesquisa dos arquivos russos para remontar toda a história por trás do primeiro voo tripulado da humanidade. “Se eles saem da base, são orientados a não contar a ninguém o que estão fazendo, por que estão lá. Se alguém perguntar, eles devem dizer que fazem parte de um time esportivo”, aponta Walker em seu livro.

Continua após a publicidade

O programa de treinamento apresentava algumas semelhanças com o treinamento realizado pelos astronautas nos EUA. Por exemplo, os participantes eram colocados em centrífugas para serem girados, ou lacrados em câmeras de isolamento à prova de som durante dias e constantemente tinham suas condições física e psicológica avaliadas.

Talvez a diferença significativa entre estes dois treinamentos era que os cosmonautas precisavam treinar o pouso com paraquedas. Isso porque, durante o retorno da nave para o solo, os cosmonautas eram ejetados — cápsula e tripulado voltavam para a Terra separadamente.

Desta etapa, apenas seis candidatos permaneceram para as etapas seguintes. Tamanho era o sigilo da operação, que a União Soviética havia separado três comunicados diferentes que posteriormente seriam divulgados à imprensa: um relatando o sucesso da operação e os outros dois, possíveis fracassos.

Continua após a publicidade

Até pouco tempo antes do lançamento da Vostok 1, ninguém sabia quem seria o primeiro cosmonauta a realizar o primeiro voo na órbita da Terra. Faltando apenas oito dias para o evento, o mundo soube que Yuri Gagarin — na época com 27 anos — seria o primeiro ser humano a realizar tamanha façanha. A viagem de Gagarin durou cerca de 1 hora e 46 minutos e marcou a vitória dos soviéticos sobre seus inimigos de Corrida Espacial, os Estados Unidos, neste sentido.

Fonte: BBC Future