Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Saiba como assistir ao pouso do rover Perseverance em Marte nesta quinta (18)

Por| 17 de Fevereiro de 2021 às 16h15

Link copiado!

NASA/JPL-Caltech
NASA/JPL-Caltech
Tudo sobre NASA

Desde julho de 2020, a missão Mars 2020, da NASA, viaja com destino a Marte, levando o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity. Depois de uma jornada de tantos meses, falta apenas um dia para a NASA pousar o Perseverance no Planeta Vermelho. O pouso, que será feito na cratera Jezero, deverá ocorrer às 17h55 (horário de Brasília) e, se tudo correr bem, este será o quinto robô exploratório já enviado pela agência espacial ao nosso planeta vizinho.

Thomas Zurbuchen, administrador associado da diretoria de missões científicas da NASA, explica que, sem dúvidas, essa é a missão mais ambiciosa de um rover já feita pela agência espacial. A missão tem foco na busca de possíveis evidências de formas de vida, que teriam ocorrido em um passado distante: “para responder essa pergunta, a equipe do pouso vai nos levar até a Cratera Jezero, o terreno mais desafiador de Marte já considerado para um pouso”, diz.

A região foi escolhida porque é lá que os cientistas acreditam que, no passado, houve um lago e o delta de um rio. Assim, a cratera é uma formação com boas chances de ter preservado sinais deixados por formas de vida há bilhões de anos — se existiram, de fato. Contudo, a geologia de Jezero é desafiadora e, para completar, pousos em Marte têm histórico de apenas 50% de sucesso.

Continua após a publicidade

Tudo correndo bem no pouso, uma das primeiras tarefas do Perseverance será tirar fotos de seu novo lar e enviá-las à Terra. Depois, a equipe do rover deverá levar mais de um mês para inspecionar o veículo e carregar o software necessário para a busca de vida em Marte — e, neste período, a equipe do helicóptero Ingenuity irá certificar que está tudo pronto para o drone robótico realizar o primeiro voo aerodinâmico em outro planeta.

Agora, a equipe do Perseverance está dando os toques finais na sequência complexa de manobras que será necessária para o pouso: “nenhum pouso em Marte é garantido, mas estamos nos preparando há uma década para que as rodas desse rover toquem a superfície de Marte para iniciar o trabalho”, comenta Jennifer Trosper, vice-gerente de projeto da missão.

Confira as etapas finais da chegada da Mars 2020 a Marte (todas no horário de Brasília):

Continua após a publicidade
  • Separação da fase de cruzeiro: aqui, a parte da nave com o rover Perseverance e o helicóptero Ingenuity irá se separar da cápsula de entrada, às 17h38.
  • Entrada atmosférica: a nave deverá passar pela parte superior da atmosfera de Marte a uma velocidade aproximada de 19,5 mil km/h, às 17h48.
  • Pico de calor: neste momento, às 17h49, a parte inferior da nave vai alcançar a temperatura de até 1.300 °C devido à fricção com a atmosfera.
  • Abertura dos paraquedas: a nave irá abrir o paraquedas às 17h52. A abertura terá velocidade supersônica, e será utilizada uma tecnologia para aumentar a precisão do pouso.
  • Separação do escudo de calor: a parte protetora da cápsula de entrada será liberada 20 segundos após a abertura dos paraquedas, para que o rover utilize seu radar para verificar a distância do solo e, assim, encontre um local de pouso seguro.
  • Separação do escudo traseiro: a parte de trás da cápsula de entrada, presa ao paraquedas, irá se separar do rover e do estágio descendente às 17h54. O componente está equipado com retrofoguetes para a desaceleração e voo até o local de pouso.
  • Pouso na superfície: finalmente, o estágio descendente irá descer o rover até a superfície, que estará sustentado por fios de nylon. É esperado que o rover toque a superfície do planeta a 2,7 km/h, por volta das 17h55.

Essa sequência desafiadora, apelidada de "sete minutos de terror", será feita de forma autônoma, já que é impossível controlá-la ao vivo devido ao atraso que existe entre a transmissão de sinais entre Marte e a Terra. Além disso, vale lembrar que estes horários podem ser alterados por diversos fatores em cima da hora.

Como assistir ao pouso do Perseverance em Marte

O Canaltech estará de olho em todos os momentos do pouso do rover Perseverance em Marte, e você conferirá aqui no site a cobertura completa, em texto, assim que tudo acontecer.

Continua após a publicidade

Mas você também pode acompanhar ao vivo a emoção e o suspense da entrada, descida e pouso do Perseverance amanhã, com a transmissão realizada pela NASA TV. A live (em inglês) tem início marcado para 16h15, no horário de Brasília, e você poderá assisti-la pelo vídeo abaixo:

Já se preferir assistir a todos os momentos com comentários em português, uma boa opção é a live do Mensageiro Sideral, a partir das 17h:

Continua após a publicidade

Fonte: NASA