Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Comet Interceptor: ESA prepara missão para buscar próximo cometa nas redondezas

Por| 25 de Julho de 2020 às 13h00

Link copiado!

ESA
ESA

Agora que o cometa NEOWISE está se afastando do Sol para seguir viagem em direção aos pontos mais afastados do Sistema Solar, a Agência Espacial Europeia (ESA) está se preparando para a missão Comet Interceptor, que irá buscar o próximo grande cometa nas nossas redondezas.

Planejada para 2028, a missão será composta por três naves: duas delas pertencem à própria ESA, e a outra pertence à agência espacial japonesa JAXA. Cada uma das três terá um diferente tipo de câmera, que irá realizar observações de pontos variados para gerar um perfil 3D do cometa. Além disso, elas também coletarão dados da composição da superfície, forma e estrutura do objeto, entre outras informações importantes para sua compreensão.

Continua após a publicidade

Mas que objeto? Bem, a ESA ainda não sabe, e provavelmente não saberá nem quando a missão for lançada. A ideia é lançar o Comet Interceptor em direção ao ponto de Lagrange L2, onde as forças gravitacionais do Sol e da Terra permitem que a nave pare por ali. "Vamos estacionar uma nave na órbita do ponto de Lagrange L2 e aguardar até um cometa ser descoberto", explica Charlotte Götz, membro da equipe de pesquisa da ESA. 

Prevê-se que o Comet Interceptor deverá levar cinco anos para encontrar um cometa e estudá-lo. Para auxiliar, o telescópio terrestre Vera Rubin Survey Telescope, no Chile, irá buscar cometas distantes se aproximando do Sol.

Fonte: Forbes