Clique perfeito! Foto mostra satélites Starlink, cometa e meteoro de uma só vez

Por Patrícia Gnipper | 13 de Maio de 2020 às 09h30
Emanuel Acosta Gutierrez

Sabe quando você está no lugar certo, na hora certa, e acaba vivendo uma experiência única por conta disso? Foi exatamente o que aconteceu com Emanuel Acosta Gutierrez, astrofotógrafo colombiano que conseguiu o que podemos chamar de "clique perfeito". É que ele registrou, numa única imagem, a passagem de satélites Starlink, a aproximação do cometa SWAN, e uma "estrela cadente" da chuva de meteoros Eta Aquáridas.

A foto foi publicada em um grupo de astrofotografia amadora que o Canaltech acompanha no Facebook, e fez o maior sucesso por lá.

No canto superior esquerdo, vemos duas trilhas deixadas por satélites Starlink. O traço esverdeado no centro da imagem é o meteoro, e o cometa SWAN foi destacado logo abaixo. (Foto: Emanuel Acosta Gutierrez)

Na rede social, ele contou que, enquanto se preparava para fotografar o cometa, decidiu fazer vários disparos repetidamente com a lente de sua câmera voltada para o céu, e de repente o trem de satélites da SpaceX apareceu na mesma direção. "Foram 10 minutos seguidos com satélites cruzando o céu em fileiras de 2, e fiquei surpreso ao ver tantos satélites ao mesmo tempo. Me senti ainda mais feliz ao revisar as imagens e perceber que, em uma delas, a estrela cadente da Eta Aquáridas apareceu", disse.

A imagem final é resultado do empilhamento de 10 fotos únicas, e o equipamento usado por ele foi uma DSLR Canon EOS Rebel t5i com uma lente 18-55 mm. Ele definiu o ISO para 1600, com o tempo de exposição sendo configurado para 15 segundos por frame. Depois, bastou empilhar a sequência de fotografias usando um software chamado Sequator e voilà — esta surpreendente imagem final foi gerada.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.