Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cientistas propõem sistema capaz de gerar oxigênio e combustível com solo lunar

Por| Editado por Rafael Rigues | 05 de Maio de 2022 às 16h20

Link copiado!

NASA
NASA

Compostos encontrados no solo lunar podem ser usados para a produção de oxigênio e até combustível, fornecendo apoio a missões tripuladas em nosso satélite natural. É o que propõe um conceito apresentado em um novo estudo de cientistas da Nanjing University, na China, que analisaram amostras trazidas pela missão Chang’e 5 para explorar como — e se — os recursos disponíveis na Lua podem ser usados para a exploração humana por lá.

Após analisar as amostras lunares coletadas pela missão Chang’e 5, os cientistas descobriram que o material tem compostos ricos em ferro, titânio e outras substâncias. Eles podem funcionar como catalisadores para gerar produtos como oxigênio usando apenas a luz solar e o dióxido de carbono. Com base no que observaram, eles sugerem criar um sistema que funcione com o solo lunar e radiação do Sol.

Continua após a publicidade

A equipe propôs o sistema com uma estratégia de “fotossíntese extraterrestre”, em que o dispositivo iria utilizar o solo lunar para eletrolisar a água extraída da Lua e da respiração dos astronautas. O dispositivo seria alimentado por luz solar, e poderia usar esta água para gerar oxigênio e hidrogênio; já o dióxido de carbono exalado na respiração seria coletado para ser combinado com o hidrogênio, durante um processo de hidrogenação catalisado pelo solo lunar.

Depois, os hidrocarbonetos produzidos, como o metano, podem ser usados como combustível. Segundo os autores, oxigênio, água e outros produtos poderiam ser produzidos sem a necessidade de energia externa, usando apenas a luz vinda do Sol. “Usamos recursos ambientais locais para minimizar a carga útil dos foguetes, e nossa estratégia proporciona um cenário para um ambiente extraterrestre viável e sustentável”, disseram.

Embora a eficiência do solo lunar enquanto catalisador esteja abaixo das opções disponíveis na Terra, Yingfang Yao, um dos autores do estudo, afirma que a equipe está testando outros caminhos para aprimorar o projeto, como o derretimento do solo lunar. Agora, a equipe está procurando oportunidades para testar o sistema no espaço, e talvez faça isso durante futuras missões lunares tripuladas da China.

O artigo com os resultados do estudo foi publicado na revista Cell.

Continua após a publicidade

Fonte: Cell