Cientistas criam "salada de outro mundo" para a dieta dos astronautas

Por| Editado por Luciana Zaramela | 13 de Março de 2023 às 19h26

Tycoon101/Envato

Para manter os astronautas saudáveis em longas viagens espaciais, como a ida até Marte, uma equipe internacional de cientistas desenvolveu a “salada de outro mundo”. Apesar da brincadeira com o nome, o prato leva diferentes tipos vegetais que são comuns na Terra, mas que poderiam ser teoricamente cultivados e consumidos frescos no espaço, como amendoim, couve e batata-doce.

Para criar a salada perfeita, os pesquisadores, incluindo membros da Universidade de Adelaide, na Austrália, e da Universidade de Nottingham, no Reino Unido, se basearam em um estudo anterior da NASA. Publicado na revista científica Journal of Food Science, este estudo recomenda que a tripulação de uma viagem espacial tenha acesso a uma dieta nutricionalmente completa e caloricamente balanceada.

Como foi criada a “salada de outro mundo”?

Graças a um modelo computacional, foi simulada "uma mistura de seis a oito culturas [tipos de vegetais] que fornecem todos os nutrientes necessários para um astronauta, o que é diferente do que as pessoas precisam na Terra”, explica Volker Hessel, diretor do Andy Thomas Center for Space Resources e professor da Universidade de Adelaide, em comunicado.

“Embora existam dezenas de culturas que podem atender às necessidades de nutrientes de um astronauta, precisávamos encontrar aquelas que pudessem fornecer as calorias necessárias em porções menores e que pudessem ser cultivadas em um espaço pequeno”, acrescenta Hessel sobre as limitações de cultivo em uma aeronave.

Além disso, a salada de outro mundo levou em consideração a cor, o sabor, a textura e o sabor da combinação de vegetais. O impacto da comida no humor dos astronautas também foi considerado.

Quais são os ingredientes da salada espacial?

Confira quais foram os vegetais, legumes e verduras selecionados para a salada:

• Soja;
  • Papoula;
  • Cevada;
  • Couve;
  • Amendoim;
  • Batata-doce;
  • Sementes de girassol.

Agora, veja como a mistura desses ingredientes poderá ser, um dia, ingerida em futuras missões espaciais:

Salada já pode ser consumida por astronautas?

Após a equipe de cientistas ter definido a salada perfeita para o consumo dos astronautas no campo teórico, é preciso avançar nos testes práticos e na viabilidade da ideia. Agora, novos sistemas e compartimentos para a agricultura espacial destes vegetais precisam ser desenvolvidos.

Recentemente, pesquisadores do Johnson Space Center da NASA também propuseram uma dieta aprimorada para os astronautas. Neste caso, a orientação era adotar uma alimentação rica em frutas, vegetais e peixes, para turbinar as defesas naturais. Eventualmente, as duas pesquisas podem ser complementares.

Fonte: Journal of Food Science e Universidade de Adelaide