Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Cidade de São Paulo e litoral aparecem em nova foto de satélite

Por| Editado por Patricia Gnipper | 26 de Maio de 2023 às 15h48

Link copiado!

Copernicus Sentinel data/ESA
Copernicus Sentinel data/ESA

A cidade de São Paulo aparece em uma nova foto do satélite Sentinel-1, do programa Copernicus. A imagem é uma composição produzida a partir de registros feitos entre dezembro do ano passado e fevereiro de 2023, revelando a capital paulista, o litoral do estado de São Paulo e mais.

Normalmente, as fotos tiradas por instrumentos com radares são em preto e branco, mas isso muda na nova imagem. Ela é uma composição produzida a partir de três imagens do instrumento que equipa o satélite, cada uma tirada com uma cor diferente. Por isso, as cores finais revelaram algumas mudanças nas áreas terrestres e aquáticas, ocorridas nos intervalos entre os registros.

Como as áreas urbanas costumam ser bem brilhantes em imagens do tipo, fica fácil encontrar a cidade de São Paulo na foto: basta procurar a área grande e brilhante à esquerda do centro da imagem.

Continua após a publicidade

A cadeia de montanhas da Serra do Mar e o Porto de Santos também fazem parte da imagem. Se você observar bem, vai perceber vários pontinhos coloridos no Oceano Atlântico: eles são embarcações que estavam indo ou voltando do porto, e têm cores que variam de acordo com a data em que as fotos foram feitas.

Como a água reflete os sinais emitidos pelo radar do instrumento, o oceano e as represas da foto aparecem com cores escuras — no caso da Represa do Jaguari, na parte superior, as cores variam devido às mudanças no nível da água. Na parte da foto que mostra o oceano, as mudanças de cores se devem às correntes marítimas e ondas.

A imagem vem dos dados de um dos satélites da missão Sentinel-1, uma constelação originalmente formada por dois deles, equipados com radares avançados para observar a superfície da Terra. O satélite Sentinel-1B, que fazia parte da constelação, encerrou suas operações em 2022 após uma falha.

Continua após a publicidade

Fonte: ESA