Publicidade

Cicatrizes cósmicas: 3 crateras de impacto na Terra vistas do espaço

Por  | 

Compartilhe:
CC BY-SA 3.0 IGO or ESA Standard Licence
CC BY-SA 3.0 IGO or ESA Standard Licence

Pode não parecer, mas a Terra é atingida por rochas espaciais o tempo todo. Grande parte delas é queimada na atmosfera e nos proporciona belas chuvas de meteoros, mas nem sempre é assim: às vezes, estes objetos são tão grandes que resistem à passagem pelos gases atmosféricos e caem na superfície, deixando grandes crateras. 

Estes eventos criam as chamadas crateras de impacto. Segundo o Instituto Lunar e Planetário, estas crateras são formadas quando um meteoroide atinge uma superfície planetária, escavando o material ali. Normalmente, as crateras formadas pelo impacto são buracos circulares com profundidade variada. 

Já o Centro de Ciências Planetárias e Espaciais (PASSC) da Universidade de New Brunswick, no Canadá, estima que há mais de 150 estruturas do tipo já confirmadas na Terra. Elas são de grande interesse para os cientistas, porque são como janelas para o passado do nosso planeta: ao estudá-las, eles podem entender tanto as dinâmicas do Sistema Solar quanto prever futuros impactos com maior precisão. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Crateras de asteroides na Terra

Conheça abaixo algumas crateras deixadas por impactos de rochas espaciais:

1. Cratera Roter Kamm 

Localizada no Parque Nacional Tsau Khaeb, na Namíbia, esta cratera tem diâmetro de 2,5 km e mede 130 m de profundidade. Suas bordas chegam a até 90 m, e seu fundo é coberto por depósitos de areia com pelo menos 100 m de espessura. 

Para os geólogos, o meteorito responsável por esta cratera tinha tamanho comparável ao de um veículo. O impacto parece ter acontecido há cerca de 5 milhões de anos. 

2. Cratera Shoemaker

Já a cratera Shoemaker fica a nordeste de Wiluna, uma pequena cidade na Austrália. Ela tem cerca de 30 km de diâmetro e tem grandes anéis concêntricos feitos de rochas sedimentares, que aparecem em marrom na foto. 

Continua após a publicidade

Os pesquisadores não sabe ao certo a idade do impacto, mas suspeitam que ocorreu entre 1000 e 600 milhões de anos atrás. Portanto, esta é a cratera de impacto mais antiga do país.

3. Cratera Tenoumer 

O coração do deserto do Saara esconde a cratera Tenoumer, uma das formações mais bem preservadas em nosso planeta. Ela tem diâmetro de 1,9 km, suas bordas alcançam 110 m de altura e o fundo é coberto por 200 a 300 m de sedimentos. Curiosamente, esta é uma cratera razoavelmente jovem, que parece ter entre 10 mil e 30 mil anos.

Continua após a publicidade

Como a cratera é cercada por rochas parecidas com basaltos, os cientistas suspeitam que talvez ela fosse formada por um vulcão. Só que análises mais aprofundadas do que parecia ser lava solidificada dali não deixaram dúvidas: as rochas ali foram derretidas pelo impacto de um meteorito. 

Leia também:

Continua após a publicidade

Vídeo: Curiosidades da Lua: