Publicidade

China quer lançar 13 mil satélites para evitar "monopólio" da Starlink

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Março de 2023 às 10h12

Link copiado!

goinyk/Envato
goinyk/Envato

A China está planejando enviar à órbita baixa da Terra uma constelação de satélites para fornecer serviços de internet ao mundo inteiro, de acordo com pesquisadores chineses. A rede deverá competir com a Starlink, da SpaceX, com quase 13 mil satélites.

Segundo informações do South China Morning Post, o projeto tem o codinome “GW”, ainda sem significado divulgado, e pretende impedir que a empresa de Elon Musk "monopolize" a órbita ocupada pela rede Starlink.

Isso será feito pelo recém-criado China Satellite Network Group Co., com 12.992 satélites planejados. A rede Starlink tem agora mais de 4 mil unidades e pretende chegar a 40.000 satélites — ou mais. Para pesquisadores chineses, os satélites Starlink podem receber dados do Departamento de Defesa dos EUA para planejar ou coordenar suas posições e estão equipados com sensores de vigilância para monitorar o ambiente espacial.

Continua após a publicidade

As declarações foram publicadas em um artigo por uma equipe liderada pelo professor associado Xu Can da Universidade de Engenharia Espacial do Exército Popular de Libertação (PLA), em Pequim. “Os satélites Starlink podem usar sua manobrabilidade orbital para atingir e destruir ativamente alvos próximos no espaço”, disseram.

Os sistemas de radar do GW poderiam, então, identificar, rastrear e catalogar os satélites Starlink, além de serem equipados para “vigilância de curto alcance e longo prazo” e eventual destruição de satélites da SpaceX caso sobrevoem sobre a China.

Não se sabe quando os primeiros satélites GW serão lançados, mas há uma expectativa de que a rede seja implantada rapidamente, “antes da conclusão do Starlink”, especulam.

Fonte: South China Morning Post