Publicidade

China lança satélites de supercomputadores com processamento de dados em órbita

Por  | 

Compartilhe:
China News Service/CC-BY-S A-3.0
China News Service/CC-BY-S A-3.0

A China lançou, no último dia 14 de maio, os primeiros satélites de uma constelação de supercomputadores com inteligência artificial em órbita, a primeira operação do mundo que leva o processamento de dados ao espaço. O esforço é coordenado pela companhia ADA Space em colaboração com o Laboratório Zhejiang, com plano de chegar ao total de 2.800 satélites no que é chamado de Constelação de Computação dos Três Corpos.

A missão foi realizada no Centro de Lançamento de Satélites Jiuquan, usando um foguete Long March 2D, e levou 12 satélites à órbita da Terra. A iniciativa pretende usar o vácuo gelado do espaço como sistema de arrefecimento natural para os satélites, que, combinados, devem chegar a uma capacidade de processamento de 1.000 peta (ou 1 quintilhão) de operações por segundo.

Processamento de dados no espaço

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Enquanto muitas organizações dependem de dados coletados por satélites, os dados brutos precisam ser processados em terra. O problema é que a banda de transmissão limita o envio e a janela para isso é pequena, já que depende do momento em que os satélites passam acima das estações, perdendo dados quando não estão. O processamento no espaço é uma solução para esse problema.

Assim, os satélites podem ser alimentados com energia solar e irradiar o calor gerado com o processamento no espaço, reduzindo também sua pegada de carbono. Nos satélites chineses em questão, cada um contém um modelo de IA com 8 bilhões de parâmetros, capaz de fazer 744 tera operações por segundo (TOPS), chegando a cinco peta operações por segundo com o processamento combinado.

A comunicação entre cada um será feita com lasers, com um deles possuindo um detector de polarização raios-X para estudar fenômenos cósmicos. O nome da constelação deriva do Problema dos Três Corpos, problema formulado por Isaac Newton ligado ao movimento caótico de três objetos orbitando um ao outros sob o efeito de suas gravidades.

Leia também:

VÍDEO: Como funcionam os satélites? [CT Entrevista]

Continua após a publicidade

Fonte: SCMP, Conselho de Estado da República Popular da China, ADA Space

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*