Publicidade

China exibe ao público nave tripulada de nova geração, lançada ao espaço em 2020

Por| Editado por Patricia Gnipper | 14 de Outubro de 2021 às 16h10

Link copiado!

CCTV
CCTV

Durante o evento Airshow China 2021, realizado na cidade de Zhuhai, o país revelou ao público diversos itens e tecnologias aeroespaciais. Entre eles, estava a cápsula tripulada da nova geração do país, lançada em uma missão de testes no ano passado. Algumas novidades sobre o veículo foram reveladas no início do mês e, agora, os oficiais chineses trouxeram outros detalhes sobre a nova cápsula reutilizável.  

Em entrevista concedida à emissora China Central Television (CCTV), Huang Kewu, diretor do departamento de exploração lunar tripulada no Fifth Research Institute of the China Aerospace Science and Technology Corporation (CASC), afirmou que a nova cápsula será parte crítica do futuro do programa espacial do país. “A nova geração de naves tripuladas foi criada para atender às necessidades das nossas operações da estação espacial e da exploração lunar tripulada no futuro”, explicou. 

Continua após a publicidade

Para isso, a nova geração do veículo poderá comportar de seis a sete astronautas em missões orbitais ou quatro para missões na Lua. As naves Shenzhou, usadas atualmente, abrigam somente três taikonautas por vez. A cápsula terá massa de lançamento de 21,6 toneladas, e será a maior nave de retorno e reentrada já lançada pelo país, abastecida com uma das maiores quantidades de propelente.  

O protótipo da nave foi lançado à órbita terrestre no ano passado com um foguete Long March 5B. Do lado direito, havia cerca de mil itens de suprimentos, equipados para verificar a capacidade de cargas da nave, enquanto o esquerdo foi configurado como uma área comum para os astronautas, com mesa dobrável e banheiro. A nave experimental ficou em órbita por 2 dias e 19 horas, e realizou experimentos de ciência espacial e tecnologia.

Segundo Huang, a China conseguiu alcançar avanços significativos em relação á proteção térmica e controle de precisão para o retorno e reentrada, além de melhorias no projeto do motor e segurança de pouso.”As conquistas nas tecnologias do transporte espacial tripulado nos permitiram dar um salto adiante e deixar ficar atrás daqueles que ditam o ritmo [da corrida espacial], para corrermos lado a lado. Isso pavimenta uma base tecnológica sólida para nossas viagens tripuladas rumo à Lua”, acrescentou.

Fonte: Space.com