Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Céu de abril | Eclipse solar raro e chuva de meteoros são destaque do mês

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Abril de 2023 às 00h05

Link copiado!

Ryan Jacobson/Unsplash
Ryan Jacobson/Unsplash

O mês de abril começa com a beleza de alguns cometas visíveis no hemisfério Sul — contanto que o céu esteja escuro e limpo o suficiente para as observações, claro. Além decometas, vai rolar um eclipse solar raro que, infelizmente, não será visível do Brasil, além de uma chuva de meteoros.

Confira abaixo mais informações de o que, quando e como ver no céu noturno deste mês!

Eventos astronômicos em abril de 2023

Continua após a publicidade

Cometas visíveis (07/04)

No dia 7 de abril, o cometa 364P/PANSTARRS chega ao ponto de maior proximidade da Terra ao longo de sua órbita ao redor do Sol. Neste dia, ele fica a 0,12 unidade astronômica do nosso planeta (lembrando que cada UA equivale à distância média entre a Terra e nosso astro). Ele fica visível do hemisfério Sul e, para encontrá-lo, procure-o na direção nordeste, na constelação da Raposa, a partir de 1h19.

Já o cometa C/2017 K2 (PANSTARRS) continua visível em nosso céu, ainda que tenha perdido bastante brilho. Mesmo assim, ele ainda pode ser observado a partir da 1h da manhã, também na direção nordeste, ao longo do mês.

Continua após a publicidade

Eclipse solar híbrido (20/04)

O mês se aproxima do fim com um eclipse solar raro. O fenômeno será do tipo híbrido e ocorre às 22h36 no horário de Brasília — portanto, como estará de noite por aqui, não será possível vê-lo no Brasil.

Um eclipse solar híbrido é a combinação dos eclipses parcial, anular e total. Durante o fenômeno, a Lua passa em frente ao Sol formando um eclipse anular que, depois, se torna total. Ao fim do espetáculo, o eclipse volta a ser anular, acabando em seguida.

Continua após a publicidade

Pico da chuva de meteoros Líridas (23/04)

Os detritos deixados pelo cometa Thatcher enquanto ele percorre sua órbita espacial causam uma bela chuva de meteoros entre os dias 16 e 25 de abril. O pico desta chuva está previsto para a noite de 22, entrando na madrugada do dia 23. Os "caçadores de estrelas cadentes" podem começar a olhar para cima a partir da meia-noite.

Para ver os meteoros, tenha em mente que o radiante (nome dado à direção de onde os meteoros parecem surgir) desta chuva fica na direção da constelação de Hércules. Eles parecem vir de lá, mas se dispersam por todos os lados — então, a chance de ver algum rastro luminoso cruzando o céu é boa.

Continua após a publicidade

Fases da Lua em abril de 2023

Confira o calendário lunar de abril e o início das principais fases da Lua:

  • 6 de abril, às 01h34: Lua cheia
  • 13 de abril, às 6h11: quarto minguante
  • 20 de abril, às 1h12: Lua nova
  • 28 de abril, às 18h19: quarto crescente