Cassini encerra sua missão em Saturno com imagens incríveis do planeta

Por Redação | 22 de Novembro de 2017 às 15h21
divulgação

A nave espacial Cassini terminou sua missão em 15 de setembro e fez seu último mergulho na atmosfera de Saturno depois de treze anos ativa, mas não sem antes produzir mais algumas incríveis fotografias do planeta. A missão Cassini foi um projeto cooperativo da NASA, da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Agência Espacial Italiana.

Mosaico de imagens feito com o envio de fotografias da Cassini

As imagens, produzidas através de múltiplos disparos da câmera utilizando diversos filtros diferentes que foram digitalmente combinadas, têm o intuito de revelar com o máximo de exatidão possível as cores reais de Saturno e suas luas.

E falando em luas, seis das luas de Saturno podem ser vistas nas fotos enviadas pela Cassini: Enceladus, Epimetheus, Janus, Mimas, Pandora e Prometheus.

Participe do nosso GRUPO CANALTECH DE DESCONTOS do Whatsapp e do Facebook e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Enceladus, a lua que contém uma espécie de oceano congelado em seu subterrâneo pode ser vista na área superior da imagem, levemente à direita. Logo abaixo dela, podemos avistar a pequena lua Epimetheus. Seguindo, no sentido horário, o contorno dos anéis de Saturno na imagem, podemos ver ainda Janus e Mimas e então Pandora. Do outro lado da foto é possível enxergar a lua Prometheus.

Versão da imagem veiculada pela NASA com anotações sobre a localização das luas de Saturno

A espaçonave Cassini estava a uma distância de aproximadamente 1 milhão de quilômetros de Saturno quando registrou as imagens. Ao abrir a imagem original postada pela NASA nesse link aqui você estará enxergando uma imagem que, a cada pixel, representa 67 quilômetros reais do planeta anelado. 

Embora as imagens sejam impressionantes, é um pouco melancólico pensar que provavelmente não teremos outras imagens de Saturno tão cedo.

Fonte: NASA

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.