Publicidade

Sonda Cassini faz seu mergulho final em Saturno na manhã desta sexta-feira (15)

Por| 15 de Setembro de 2017 às 10h32

Link copiado!

Sonda Cassini faz seu mergulho final em Saturno na manhã desta sexta-feira (15)
Sonda Cassini faz seu mergulho final em Saturno na manhã desta sexta-feira (15)

Na manhã desta sexta-feira (15), a sonda espacial Cassini fez o seus últimos movimentos antes de ser totalmente incinerada em um mergulho final na atmosfera de Saturno.

Esta última manobra encerra, de forma simbólica, a missão iniciada há 20 anos, em 1997, quando a sonda foi enviada ao espaço por meio da nave não-tripulada Huygens, entrando na órbita de Saturno somente em 2004. O principal objetivo de Cassini era compreender Saturno e todo o seu sistema planetário.

Depois de aterrissar na lua de Titã, a sonda iniciou a coleta de uma grande quantidade de informações sobre Saturno, gerando descobertas sobre a sua atmosfera e algumas características importantes das luas do planeta.

Conforme explica a NASA, a manobra de destruição da Cassini não é acidental, mas sim uma medida tomada devido à falta de combustível, sendo a melhor opção a incineração do equipamento com o atrito da atmosfera de Saturno para evitar que ele se choque com alguma das luas do planeta.

Continua após a publicidade

Apesar da impossibilidade de acompanhar os momentos finais da sonda Cassini, que estava prevista para ocorrer nesta sexta-feira (15) por volta das 9h (horário de Brasília), a NASA realizou uma transmissão ao vivo com a apresentação de especialistas do Laboratório de Propulsão, na Califórnia. Caso queira conferir a programação especial do Cassini no canal oficial da NASA no YouTube, acesse este link.