Publicidade

Carro da Tesla tem 22% de chance de atingir a Terra

Por  |  • 

Compartilhe:
Reprodução: Tesla
Reprodução: Tesla

Se você acompanhava o Canaltech há 6 anos, deve ter lido por aqui a notícia de que Elon Musk, CEO da Tesla, enviou ao espaço, como parte da primeira missão do foguete Falcon Heavy, da SpaceX, um exemplar vermelho de sua marca de carros autônomos. Na missão, um Tesla Roadster foi lançado em fevereiro 2018, e, agora, em pleno 2024, astrofísicos da Universidade Cornell calculam as chances de o automóvel "cair" de volta na Terra: elas giram em torno de 22%.

Onde está o Tesla Roadster?

Atualmente, o carro da Tesla está a mais de 100 milhões de quilômetros da Terra, vagando pelo espaço. Você pode conferir, em tempo real, onde o Roadster está no exato momento em que estiver lendo esta notícia, aliás — basta acessar o site WhereIsRoadster.com.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

E, uma curiosidade: se a bateria do carro ainda estiver funcionando, significa que o boneco Starman (manequim enviado a bordo do carro como "piloto", trajando a roupa espacial da SpaceX) já ouviu a música Space Oddity, de Bowie, umas 625 mil vezes.

Aliás, vale informar, também, que o Roadster completou, até esta data, 4,12 órbitas ao redor do Sol desde o dia do lançamento. O veículo viajou o suficiente para rodar todas as estradas do mundo por aproximadamente 79 vezes!

Chance de colisão com a Terra

De acordo com o novo paper, ainda sem revisão por pares e hospedado na plataforma arXiv, existe uma probabilidade de o carro da Tesla colidir com a Terra no futuro, como se fosse um asteroide. Por meio de simulações, os cientistas calcularam, estatisticamente, as chances de colisão com os planetas do Sistema Solar. 

Eles concluíram que o Tesla Roadster tem:

  • Aproximadamente 12% de chance de colidir com o Sol;
  • A mesma probabilidade de colisão com Vênus;
  • Cerca de 22% de chance de atingir a Terra.

No entanto, apesar dos cálculos, qualquer uma dessas hipóteses, caso confirmada, aconteceria daqui a alguns milhões de anos. 

Continua após a publicidade

Relembre o caso

Há exatos seis anos, três meses e 17 dias, o famigerado Tesla Roadster foi lançado rumo ao espaço, em um voo inaugural de um foguete Falcon Heavy, da SpaceX. O lançamento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais, e você pode revê-lo aqui:

A bordo, estava um manequim com traje espacial da SpaceX apelidado de Starman, além de alguns ovos de páscoa e uma placa escrito Don't Panic (não entre em pânico, em tradução livre), uma clara alusão ao livro O Guia do Mochileiro das Galáxias, de Douglas Adams. Durante a transmissão, a aventura contou com uma trilha sonora para lá de sugestiva: Space Oddity, de David Bowie. 

Continua após a publicidade

Fonte: WhereIsRoadster; arXiv (Cornell University)