Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Câmera da sonda Juno falha de novo e danifica 214 fotos de Júpiter

Por| Editado por Patricia Gnipper | 01 de Fevereiro de 2023 às 14h02

Link copiado!

NASA
NASA
Tudo sobre NASA

A câmera JunoCam, que integra a sonda Juno, sofreu uma nova falha e não conseguiu capturar todas as imagens desejadas do sobrevoo realizado por Júpiter, em janeiro. Enquanto a Juno sobrevoava o planeta, a câmera capturou apenas 30% da quantidade total de imagens previstas pela equipe da missão.

Segundo a NASA, os dados sugerem que a câmera sofreu uma anomalia parecida com a que ocorreu durante o sobrevoo de dezembro. Na ocasião, os membros da missão notaram um aumento anormal da temperatura após a ativação da câmera, durante a preparação para o sobrevoo. Devido à falha, as quatro primeiras imagens registradas acabaram prejudicadas.

Continua após a publicidade

Daquela vez, a ocorrência durou apenas 36 minutos, mas a nova falha agora persistiu por aproximadamente 23 horas e danificou as primeiras 214 imagens do sobrevoo, que não puderam ser usadas. Felizmente, as outras 44 fotos que restaram estão em boa qualidade e podem ser utilizadas pela equipe.

A NASA informou que, assim que a anomalia que causou o aumento de temperatura desapareceu, a câmera voltou a funcionar normalmente. No momento, a equipe investiga os dados de engenharia obtidos durante o 47º e o 48º sobrevoo, estuda as causas da anomalia e planeja estratégias para evitar que o problema aconteça novamente. Enquanto isso, a JunoCam segue ativa e opera em estado nominal.

A missão Juno foi lançada em 2011 e chegou a Júpiter cinco anos depois. Desde então, ela já realizou alguns sobrevoos pelo planeta e capturou belas fotos do gigante gasoso e algumas de suas luas. A Juno já está em sua missão estendida e deve realizar seu próximo sobrevoo no início de março.

Fonte: NASA